Advocacia e corretagem com segurança jurídica: a visão de Kamel Salman
Advogado empresarial e imobiliário e corretor de imóveis, Kamel Salman, destaca a importância da segurança jurídica e confiança no mercado imobiliário, compartilhando conhecimento através de livros e palestras
Nascido no noroeste gaúcho, na cidade de Santa Rosa - RS, o advogado Kamel Salman é descendente de árabes-palestinos. Seus pais sempre foram comerciantes, assim, possui a aptidão para vendas correndo no sangue. "Minha infância foi ótima, com pais que me amaram e com muito suor, me agraciaram com ensinamentos sobre o valor do trabalho duro e principalmente de que nada na vida é de graça; se queremos alguma coisa, temos que correr atrás", recorda.
Kamel é advogado empresarial e imobiliário, especialista em direito empresarial e negocial, negócios imobiliários e direito e processo do trabalho, voltado à defesa empresarial. É também corretor de imóveis e possui imobiliária. Após o início na advocacia, notou a necessidade de maior formação e informação para os profissionais da corretagem imobiliária, pois "infelizmente os Órgãos representantes do nosso País, não o fazem da maneira que deveriam". Assim, Kamel lançou seu livro Segurança Jurídica na Corretagem Imobiliária (disponível em https://www.amazon.com.br/Seguran%C3%A7a-Jur%C3%ADdica-Corretagem-Imobili%C3%A1ria-Imobili%C3%A1rio/dp/6556993220). A partir daí, montou uma palestra e começou a expor Brasil a fora para o público desta carreira.
O advogado confessa que é extremamente realizado com a família que construiu. "Minha esposa, Solange, e mãe dos meus três filhos, é a base, o pilar da nossa família. Para meus três filhos (Isabella, 12 anos, Arthur, 9 anos e Guilherme, 1 ano e 8 meses), tento passar a necessidade do respeito, honestidade e principalmente perseverança com os objetivos", afirma. E continua: "uma coisa que sempre incentivo meus filhos é que estejam em um projeto, em um objetivo, em uma luta, a curto, médio e longo prazo. Não importa qual seja: estudar para uma prova, fazer um desenho, montar um quebra cabeça. Eles devem estar envolvidos em algo. Sempre. Todo ser humano precisa. Do contrário, deixamos de ser algo e passamos a simplesmente existir, sem objetivos. O dia que meus filhos disserem que seu pai foi o responsável por lhes mostrar o valor do que é ser um homem ou uma mulher, estarei extremamente realizado. "Acredito que o objetivo de todo homem como pai é se tornar 'inútil' um dia para seu filho. Aí sim, você saberá que fez a coisa certa".
Novidades do mercado imobiliário para corretores
Na visão de Kamel, intermediar um imóvel é igual como era há vários anos, o que muda são as ferramentas utilizadas para o fazer, como a utilização da tecnologia, por exemplo. "O que não muda? A confiança e a segurança que o cliente precisa receber do profissional. É isso que passamos aos corretores", explica. Para ele, a segurança jurídica está intrínseca no mercado imobiliário. "Acredito que após a advocacia em si, a corretagem imobiliária é o ramo que mais envolve questões jurídicas", avalia.
A partir da experiência como palestrante, Kamel percebe que as pessoas querem mecanismos de como vender mais e muitas esquecem de que uma venda mal feita pode causar grave prejuízo. "Assim, meu objetivo nas palestras é sempre trabalhar o conhecimento das pessoas, para que elas tenham ciência de que não basta concluir a venda. O cliente hoje quer segurança, tanto no durante como no pós-venda; quer confiança. Assim, entender de lei, de procedimento, de contrato, é fornecer isso ao cliente".
O futuro da tecnologia e da sociedade
A tecnologia veio para agregar, defende Kamel, mas nunca para substituir. "Não imagino em um futuro próximo, pelo menos, a máquina substituindo advogados, corretores, entre outros. Cada vez mais tem espaço para aqueles que estudam e viram especialistas em seu nicho".
O papel do estrategista jurídico
Dr. Kamel está atualmente escrevendo um livro sobre estratégia jurídica. A demanda surgiu porque, segundo ele, as pessoas não querem somente alguém que peticione para elas. "Não querem alguém que diga a lei para elas. Isso o Google faz. Elas querem alguém que saiba pensar fora da caixa e saiba como aplicar a lei de maneira a favorecer seu cliente em uma determinada circunstância. As pessoas querem um enxadrista, aquele que pensa 10 jogadas a frente", conclui.