A psicologia concluiu: pessoas nascidas entre 1950 e 1960 não trabalham por vocação e lidam melhor com frustrações
Estudo explica por que pessoas nascidas entre 1950 e 1960 tendem a ser mais resilientes diante de frustrações da vida.
Embora desde sempre o ser humano tenha que lidar com frustrações, das mais complexas às mais corriqueiras, não é mera suposição afirmar que as gerações mais jovens têm maior dificuldade em lidar com expectativas e objetivos que não se concretizaram.
A ideia de encontrar uma "vocação" já na adolescência costuma ser associada às novas gerações e à possibilidade de escolher livremente uma trajetória profissional. No entanto, para quem nasceu entre 1950 e 1960, começar a trabalhar ainda muito jovem não era fruto de um desejo pessoal, mas sim de uma necessidade econômica e social marcada pelo contexto da época.
Um estudo publicado no The Journal of Pediatrics, de autoria de Peter Gray, David Lancy e David Bjorklund, concluiu que lidar melhor com a frustração e os sentimentos negativos comumente associados a ela é mesmo uma característica mais presente entre aqueles que cresceram durante as décadas de 1950 e 1960.
Por que os nascidos entre 1950 e 1960 lidam melhor com a frustração?
A constatação de que homens e mulheres que fazem parte dessa faixa etária costumam ser mais tolerantes e lidar com mais facilidade com momentos difíceis da vida não é mera coincidência. Na realidade, ela está relacionada ao contexto socioeconômico da época.
Segundo o estudo, durante as décadas que abrangem a chamada geração baby boomer (nascidos entre 1946 e 1964, no período pós-Segunda Guerra Mundial), o contexto financeiro e as relações interpessoais desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento des...
Matérias relacionadas
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.