Script = https://s1.trrsf.com/update-1790713512/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Oferecimento Logo do patrocinador
Publicidade

A lição de Dan Buettner, especialista em longevidade, para viver mais: 'As pessoas que chegam aos 100 anos começam o dia com vegetais, não com alimentos industrializados'

Como as pessoas chegam aos 100 anos? Especialista explica que esses centenários não sofrem de doenças porque seguem uma série de hábitos consistentes.

28 out 2026 - 13h32
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Estudos de Dan Buettner nas Zonas Azuis revelam que o segredo da longevidade dos centenários está em hábitos simples, como caminhadas frequentes, baixo estresse e uma dieta natural. Com 65% da alimentação baseada em carboidratos integrais, essas pessoas priorizam iniciar o dia com vegetais não processados em vez de itens industrializados. Respaldado pela OMS, esse cardápio simples reduz o risco de doenças cardíacas e diabetes, provando que escolhas matinais saudáveis elevam a expectativa de vida.
Como chegar aos 100 anos? Os centenários evitam o estresse, não se preocupam com trivialidades e são ativos, embora não em excesso.
Como chegar aos 100 anos? Os centenários evitam o estresse, não se preocupam com trivialidades e são ativos, embora não em excesso.
Foto: Reprodução/Instagram / Purepeople

Dan Buettner, jornalista e especialista em longevidade, dedicou-se ao estudo das chamadas "Zonas Azuis", áreas com alta concentração de centenários. Suas descobertas revelam que eles seguem uma dieta muito saudável, embora sem muito esforço. Em entrevista à ABC News, o especialista explicou que essas pessoas não sofrem de doenças porque seguem uma série de hábitos consistentes.

Elas evitam o estresse, não se preocupam com trivialidades e são ativas, embora não em excesso, pois costumam caminhar bastante por viverem em cidades onde as distâncias são consideráveis. E quanto à alimentação, é claro: 65% da sua dieta é composta por carboidratos integrais, e elas começam o dia com vegetais não processados, entre outras práticas.

Segundo o especialista, comer vegetais aumenta a expectativa de vida muitas vezes mais do que seguir uma dieta rica em alimentos processados.

Como são as pessoas que chegam aos 100 anos de idade, segundo Dan Buettner?

"Bem diferente da tendência moderna de cafés da manhã ultraprocessados, essas pessoas priorizam alimentos simples, à base de plantas e tradicionais", afirma Buettner. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma dieta rica em vegetais e grãos integrais pode reduzir significativamente a incidência de diabetes tipo 2, doenças cardíacas e outras condições relacionadas à idade.

As recomendações do Conselho Europeu de Informação Alimentar (EUFIC) também afirmam que as pessoas longevas devem tomar um café da manhã composto por pelo menos três ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Dan Buettner, especialista em longevidade: 'As pessoas que vivem mais não praticam exercícios, mas moram em casas onde precisam andar o dia inteiro'

Silvia Munné, coach para aposentados: 'Fomos preparados para trabalhar 40 anos, mas não para viver os 25 anos seguintes. Hoje, uma pessoa de 60 ou 65 anos não é um idoso. Ela pode muito bem ter 20 ou 25 anos pela frente'

Dan Buettner, especialista em longevidade: 'Se você tem 80 anos e consegue caminhar 1,5 km em menos de 17 minutos, isso acrescenta aproximadamente seis anos à sua expectativa de vida'

'Você nunca sabe qual o seu dia de ir embora. Procuro viver bem o hoje, tanto comigo quanto com os outros. Mas também não posso dar receitas porque não sei muita coisa. Ainda estou aprendendo': o valioso conselho de Laura Cardoso, já com 9 décadas de vida, dado ao público 7 anos antes de morrer

Nathalia Dill, hoje aos 40 anos, sobre autocuidado: 'Prefiro não usar maquiagem no dia a dia e ficar mais saudável. Tem gente que está maquiada todo dia, mas ao mesmo tempo sacrifica a pele'

Purepeople
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra