capa - culinária


Volta à televisão

Tenho assistido regularmente aos programas de culinária exibidos na televisão, pois afinal de contas preparei receitas na telinha por mais de 4 anos. Além de ser minha profissão, cozinhar e pesquisar sobre culinária são duas de minhas paixões. Procuro avaliar o formato dos programas, as receitas e o nível de informação que a/o culinarista passa para o telespectador. Para ser bem sincero, tenho me decepcionado bastante com o que tenho assistido.

Acho que está na hora da televisão brasileira reavaliar o formato dos programas e acreditar que culinária pode ser algo mais do que um cozinheiro atrás de um fogão. Não que eu me considere um grande apresentador de culinária, mas sempre tive o cuidado de pesquisar as quase 1.500 receitas que apresentei, conhecer a história e origem do prato, as curiosidades, as etnias. Enfim, prestar um serviço ao telespectador.

Dia destes, assistia a um programa em que era executada uma receita de molho "alla puttanesca", um molho clássico e catalogado da cozinha italiana. Porém, o que estava sendo preparado estava a quilômetros de distância do referido molho. È mais ou menos como ensinar que feijoada. É um prato preparado com grão-de-bico e camarões. Realmente lamentável, pois deixa de levar ao telespectador toques de cultura e história. Outro dia, estava sendo preparado um prato com peito de frango e que levava em sua composição, molho branco, creme de leite, 4 queijos, tomates, ervilhas, milho em lata, e outros 4 ou 5 ingredientes que não me recordo. Uma "gororoba" de fazer inveja ao caldeirão das bruxas de plantão. Receita que para as famílias mais carentes utilizava praticamente a cesta básica inteira. Conclusão: não ensina a pessoas a economizarem.

Em outra tarde, assisti a um festival de colesterol, uma receita preparada com lombo suíno, em que cubos de lombo eram fritos em cerca de 2 xícaras de óleo, até aí, tudo bem. Pensei que para a conclusão da receita, o óleo seria escorrido para em seguida ser preparado o molho. Para meu espanto, o molho foi preparado utilizando todo o óleo em que o lombo foi dourado. Claro que a baixa qualidade não é uma regra, existem excelentes exceções e culinaristas que realmente apresentam receitas impecáveis como o Álvaro Rodrigues, o Roberto Ravioli e alguns outros profissionais que realmente acrescentam algo de bom e educativo ao telespectador.

Além de tudo isto, a meu modo de ver, o horário dos programas de culinária está totalmente errado. O ideal seria um programa noturno, em que homens e mulheres que gostam do tema pudessem assistir, bem como (particularmente não agüento mais) a mesmice dos programas da noite. Blá, blá, blá, pra cá, popozudas pra lá, celebridades do "rebolation". Chega! Acho que o brasileiro merece algo mais inteligente.

Fiz uma pesquisa em meu site e por isso estou pretendendo voltar à televisão. Recebi cerca de 450 e-mails aprovando meu retorno, além do que, estou com saudades de minhas pesquisas, testes, erros e acertos. Mas infelizmente, não depende de mim e sim das emissoras. Portanto, fico no aguardo de um convite. Se alguém souber de uma emissora procurando um cozinheiro é só avisar, minha preferência é SBT, mas a Globo também serve (bricadeirinha).

Leia as colunas anteriores

Volta para a capa




Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A.. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
 

tvchef@terra.com.br