Vermelho, pequeno, saboroso e típico do verão de temperaturas amenas na Europa, o morango é uma das frutas mais conhecidas no mundo. Até o século XV nascia espontaneamente em regiões de clima temperado. Os primeiros a consumirem a frutinha foram os franceses. Mais tarde os ingleses, alemães e italianos começaram a cultivar o morango com a intenção de aumentar o tamanho da fruta e melhorar sua qualidade.
Na Inglaterra, afirma-se que os membros da corte real de Henrique VIII adoravam morangos. De sua segunda mulher, Ana Bolena, fala-se que ela tinha uma marca no pescoço no formato de um morango.
Já os italianos cultivavam a fruta para usá-la como erva medicinal no tratamento de distúrbios digestivos e como tônico para a pele. No Brasil, não há registro do início da comercialização do morango, mas a fruta ficou popular na década de 60. Desde então, viraram sinônimo de muito sabor em sobremesas deliciosas.
A fruta também é utilizada na produção de sucos, geléias, sorvetes, iogurtes e leites aromatizados. Na mesa, a combinação morango com chantilly é a preferida de diversas pessoas. Como herança dos franceses, na pâtisserie, o morango é utilizado como recheios de tortas, em geléias, caldos, mousses, bolos e folhados.
Há quem diga que o formato de coração e a cor vermelha estimulam os desejos mais secretos de homens e mulheres que consideram a fruta símbolo de Vênus, a deusa do amor. Imagem reforçada por cenas do cinema como no filme Uma Linda Mulher, quando Richard Gere oferece a sua cinderela interpretada por Julia Roberts champanhe e morangos frescos.
Poucas calorias, do tipo selvagem ou híbrido, essa doce fruta é uma excelente fonte de vitamina C, folato e potássio. Também possui muitas fibras e pode prevenir diversos tipos de câncer. Encontrado nos mercados o ano inteiro, a melhor época para consumir os moranguinhos é de junho a outubro, quando a produção no Brasil está no auge e você prepara as mais criativas receitas para quem você gosta.