PUBLICIDADE

Toyota Yaris Cross nacional inicia produção no final de 2024

Já vendido em países asiáticos, novo Toyota Yaris Cross será produzido no Brasil a partir do fim do ano que vem e terá versões híbridas

30 nov 2023 - 07h00
(atualizado em 2/12/2023 às 07h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Toyota Yaris Cross
Toyota Yaris Cross
Foto: Toyota/Divulgação

A linha da Toyota no Brasil ficará maior em breve. Já confirmado pela montadora japonesa, o futuro SUV compacto da marca será produzido em Sorocaba (SP) a partir do final de 2024. Trata-se do Yaris Cross, um SUV que será posicionado abaixo do Corolla Cross.

A informação foi confirmada pelo presidente da Toyota no país, Rafael Chang, durante um congresso promovido pelo AutoData. Conforme o Gui do Carro vem noticiando ao longo do ano, o Toyota Yaris Cross será um modedo da categoria B (compacto), para concorrer com Honda HR-V, Hyundai Creta, Chevrolet Tracker e Volkswagen T-Cross, atual líder do segmento. 

Já vendido em países asiáticos, o Toyota Yaris Cross que será produzido no Brasil é diferente do Yaris Cross europeu. Voltado para mercados emergentes, o Yaris Cross conta com a plataforma modular DNGA, que nada mais é do que uma versão simplificada da TNGA, utilizada pelos Corolla sedã e Cross, ambos já produzidos no Brasil.

Por fora, o visual traz elementos que seguem a identidade visual da marca japonesa. Na dianteira, os faróis de formato irregular trazem luzes de LED, enquanto a grade frontal tem formato trapezoidal. Já a traseira lembra bastante o SUV médio RAV4. O porte do Toyota Yaris Cross é semelhante ao de modelos como VW T-Cross e Hyundai Creta.

Toyota Yaris Cross
Toyota Yaris Cross
Foto: Toyota/Divulgação

No interior, os comandos são voltados para o motorista. Além disso, o Yaris Cross conta com painel de instrumentos digital e central multimídia de 10,1" em algumas versões. Os mesmos itens certamente devem equipar o SUV vendido no Brasil.

Com planos da Toyota de eletrificar toda sua linha de carros no Brasil até 2027, o Yaris Cross terá ao menos uma versão híbrida. Ainda de acordo com o AutoData, a montadora japonesa pretende ganhar escala em eletrificação com o novo SUV compacto, uma vez que o atual sistema híbrido do Corolla e Corolla Cross brasileiros ainda é importado do Japão.

Toyota Yaris Cross
Toyota Yaris Cross
Foto: Toyota/Divulgação

Com isso, a Toyota ainda estuda quais as possibilidades entre diferentes tecnologias, como sistemas híbridos-leves ou até mesmo plug-in flex. Na Indonésia, há versões que combinam um motor 1.5 a gasolina e um propulsor elétrico, oferecendo 111 cv de potência, sempre com câmbio automático do tipo CVT.

Já flagrado em testes no Brasil, o Toyota Yaris Cross deve ser produzido no país a partir de dezembro do ano que vem. Com isso, ele deve ajudar a Toyota a crescer em vendas no mercado brasileiro. Outra novidade que pode chegar em breve foi adiantada pelo executivo Rafael Chang: é a nova geração do Yaris sedã, que ainda está em fase de estudos para o Brasil.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade