PUBLICIDADE

Carnaval na praia: como proteger seu carro dos efeitos da maresia

Especialista dá 5 dicas de cuidados essenciais com o automóvel para quem for passar o feriadão de Carnaval na praia

6 fev 2024 - 08h00
Compartilhar
Exibir comentários
Carro na praia: cuidado com os esfeitos da maresia
Carro na praia: cuidado com os esfeitos da maresia
Foto: AutoZone / Guia do Carro

O feriadão de Carnaval está se aproximando e muitos motoristas se preparam para viagens, especialmente para cidades litorâneas. No entanto, antes de pegar a estrada em direção ao paraíso praiano, é crucial garantir que o veículo esteja em condições ideais para enfrentar a jornada.

Pensando em ajudar os motoristas, Tiago Reichert, Diretor de Merchandise da AutoZone Brasil – varejista líder mundial de peças de reposição e acessórios automotivos –, separou 5 dicas de cuidados com o carro na praia.

"Todos que moram ou frequentam cidades litorâneas precisam reforçar alguns cuidados com o carro, porque a maresia pode causar diversos danos aos veículos, especialmente itens e objetos de ferro, provocando sua corrosão”, esclarece o especialista. Confira abaixo.

1. Cubra o carro com uma capa

As principais vítimas da maresia são os metais. Por conta disso, é muito importante manter as partes metálicas do veículo protegidas, mesmo que o carro esteja na garagem. A melhor forma de fazer isso é com lonas impermeáveis, fazendo com que o carro fique isolado da névoa do mar ou da água.

2. Trate as superfícies metálicas

Passar produto de inibição de ferrugem pode ser muito útil para proteger o veículo contra a maresia. E isso deve ser feito, inclusive, nas partes internas do carro, evitando que a corrosão se espalhe. Além disso, assim que qualquer sinal de ferrugem seguir, deve ser removido com palha de aço ou lixa antes de o produto ser aplicável.

3. Atenção com areia e sal

Também é preciso ficar bastante atento com a areia e o sal. Eles podem danificar muitas partes do seu veículo, principalmente o amortecedor, rompendo as coifas e comprometendo a suspensão do carro. Com isso, é fundamental fazer a manutenção da caixa de direção e dos amortecedores.

4. Invista em selantes

Especialistas indicam a aplicação de selantes nos veículos para evitar a maresia. Um desses processos é a vitrificação, que cria uma película sobre a pintura do carro, protegendo contra a maresia, mas também contra a seiva de árvores e até fezes de pássaros. Além disso, há selantes específicos para as partes de borracha, plástico e vidros. Para esses pontos, é melhor escolher os que são à base de nano sílica.

5. Fique atento ao interior do veículo

O acúmulo de areia dentro dos carros também é um problema para aqueles que viajam para as praias, principalmente para quem tem criança. Por isso, pode ser preciso utilizar um aspirador de pó para deixar a parte de dentro do veículo mais limpa. Quanto aos bancos, é importante investir em produtos específicos para a limpeza dos estofamentos. Uma boa capa para proteger os bancos também pode ser um ótimo investimento. 

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade