WhatsApp vai mostrar anúncios entre os Status dos usuários; veja como vai funcionar
Novidades foram anunciadas globalmente e devem chegar aos usuários na próxima semana
O WhatsApp, mensageiro da Meta, vai adicionar algumas ferramentas na aba de Atualizações e nos Status, ferramenta semelhante aos Stories do Instagram, que ficam no aplicativo. A partir das próximas semanas, os usuários vão ver anúncios de lojas e estabelecimentos entre as publicações de seus contatos, em uma tentativa da meta de monetizar espaços do WhatsApp. A novidade foi anunciada nesta segunda-feira, 16, pela vice-presidente de Produto do WhatsApp Alice Newton-Rex.
De acordo com a empresa, a frequência das publicidades vai depender da quantidade de tempo que o usuário passa nos Status. Ou seja, quanto mais publicações forem vistas, mais anúncios irão aparecer na tela. Além disso, a empresa disse que dados pessoais e de contatos não serão utilizados para determinar quais anúncios estarão visíveis.
Informações como quais canais o usuário segue no app, quais idiomas utilizados e quais publicidades já tiveram uma interação anterior, porém, vão ser usados pela Meta para identificar as preferências e direcionar as publicidades. Governos também não poderão utilizar a ferramenta para anúncios políticos. Outros dados que podem ser usados são as preferências compartilhadas no Instagram, se a conta Meta do usuário estiver conectada nos dois apps.
Além disso, o WhatsApp está lançando uma ferramenta para monetizar canais na plataforma. Com o "Assinatura de Canais", criadores de conteúdo poderão cobrar uma espécie de assinatura para seus seguidores, assim como os usuários podem contribuir com seus perfis favoritos com uma caixinha. O pagamento será feito dentro do próprio app.
Outro recurso na aba Atualizações é a promoção de perfis na plataforma. Canais que forem considerados de relevância terão suas publicações alavancadas e seus perfis destacados na aba dedicada a esses grupos. Criadores de conteúdo também poderão promover seus Canais na Aba.
Todas as novidades foram anunciadas globalmente e devem chegar aos usuários na próxima semana.
