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Vendas de tablets crescem 18,3% no Brasil no 3º trimestre

Foram comercializados 590 mil tablets em julho, 755 mil em agosto e 963 mil em setembro

12 dez 2014 - 12h24
(atualizado às 12h42)
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<p>95% dos tablets comercializados no período possuem o sistema Android</p>
95% dos tablets comercializados no período possuem o sistema Android
Foto: LG / Divulgação

Os tablets tiveram um crescimento no Brasil de 18,1% nas vendas ou 2,3 milhões de unidades, se comparado ao mesmo período do ano passado, além de um acréscimo de 18,3% na comparação com o 2º trimestre deste ano.

A análise, elaborada pela empresa de inteligência de mercado IDC Brasil, aponta que foram comercializados 590 mil tablets em julho, 755 mil em agosto e 963 mil em setembro.

"Após um primeiro semestre considerado fraco, impactado principalmente pela Copa do Mundo, as nossas expectativas estão se confirmando. Ou seja, apesar do baixo desempenho da economia e das eleições presidenciais, as vendas retomaram fôlego no 3º trimestre”, afirmou Pedro Hagge, analista de mercado da IDC Brasil.

Segundo ele, setembro teve um ótimo desempenho em função do início do abastecimento das lojas para o período de final de ano, com destaques para o Dia das Crianças e a Black Friday, que, em seu ponto de vista, “definitivamente, veio para ficar”.

“Este ano, notamos uma demanda muito grande por parte de fabricantes e varejistas, que fez com que o desempenho deste trimestre quase batesse o recorde registrado no 4º trimestre de 2013”, explica o analista.

O estudo mostrou também o domínio dos tablets com o sistema Google Android - 95% dos tablets comercializados têm o sistema operacional Android. Outro dado da pesquisa aponta que 88% dos aparelhos possuem tela de até 8 polegadas, e que 78% custavam até R$ 500, sendo 51% abaixo dos R$ 300.

Para o acumulado de 2014, a IDC Brasil prevê 17% de crescimento do gadget no mercado brasileiro, com mais de 10 milhões de unidades vendidas. Já em 2015, a companhia estima uma alta de 10%.

Notebooks híbridos no Brasil

Outro produto analisado pela primeira vez na pesquisa são os notebooks com telas destacáveis, também conhecidos como híbridos, conversíveis ou 2 em 1.

No 3º trimestre de 2014, os híbridos não atingiu 10 mil unidades vendidas, mas a IDC Brasil espera um forte crescimento para os próximos anos.

"Ainda é um mercado novo no país, o usuário está se acostumando com a ideia de ter duas opções de produto em um mesmo formato, mas os vários lançamentos a preços populares tendem a impulsionar ao mercado", disse Hagge.

"Para 2015, nossa estimativa é que os notebooks com tela destacável aumente 500%".

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Fonte: Terra
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