Um museu fechou suas portas para que Dua Lipa pudesse criar conteúdo; isso provocou um debate furioso
Museus, influenciadores e estrelas pop são os ingredientes de uma mistura altamente controversa
Até as instituições mais renomadas estão atentas às últimas tendências em comunicação, e é por isso que museus experientes (mas não necessariamente presos ao passado ou ao analógico) adotam estratégias de promoção e divulgação fora do comum. A mais recente: influenciadores e estrelas pop visitando museus. Muitas vezes, com os prédios fechados.
Dua Lipa gosta de Bosch
Foi o que aconteceu com Dua Lipa, que aproveitou a passagem por Madri com a turnê Radical Optimism para publicar alguns de seus planos de lazer pela cidade. Um deles foi visitar o que ela afirma ser sua pintura favorita, "O Jardim das Delícias Terrenas". Claro, ela o fez com o museu fechado, em uma ação promocional que foi convenientemente compartilhada pela conta oficial do Museu do Prado. Dua Lipa não é a primeira, nem a única.
O que pode ser feito
Esse tipo de ação é muito valorizada pelos museus, pois lhes dá muita visibilidade entre um público que normalmente não acompanha suas redes sociais. Entre as atividades mais comuns - e analisadas em estudos como este da empresa EVE, especializada em projetos inovadores para museus - estão visitas privadas com o museu fechado, campanhas publicitárias com celebridades emprestam sua imagem, eventos especiais e, como neste caso, a criação de conteúdo colaborativo para as redes, algo cada vez mais disputado em tempos de guerra por cada segundo de atenção online.
Mais casos
Como dissemos, o caso de Dua Lipa não é isolado. Em 2020, a influenciadora italiana Chiara ...
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