Um dos maiores vazamentos dos últimos tempos: mais de 180 milhões de senhas são comprometidas: como saber se seu e-mail está em apuros e o que fazer neste caso
Site alerta para vazamento que expôs milhões de contas de Gmail, Outlook e Yahoo
Seus dados podem estar por aí, nas mãos de hackers. Pelo menos é isso que alerta o site Have I Been Pwned, que monitora vazamentos de dados na rede mundial de computadores. De acordo com as informações, foram cerca de 183 milhões de contas do Gmail, Outlook e Yahoo com informações como endereços e senhas que foram vazadas agora.
Mas na verdade a quantidade de contas pode ser ainda maior, já que após esse vazamento gigantesco em abril de 2025, novas informações dizem que mais 16,4 milhões de contas também tiveram seus dados expostos na Internet.
A quantidade gigantesca de dados resulta em arquivos igualmente enormes: o maior arquivo de dados tem 2,6 terabytes, mas ao todo são cerca de 3,5 terabytes de dados, com mais de 23 bilhões de linhas com e-mails, senhas e outras informações de usuários.
Como os dados foram roubados?
Tudo isso, ainda segundo o site, foi capturado com uma técnica chamada infostealers, que usam programas criados para infectar dispositivos e então subtrair as informações pessoais dos usuários.
Com os programas instalados nos computadores das vítimas, a aplicação monitora quando o usuário entra em um site que precisa de login, então ele obtém o endereço de e-mail e a senha que foram preenchidos nos campos.
Como saber se seus dados foram vazados?
Para saber se seu e-mail ou dados estão disponíveis para terceiros na Internet, é relativamente simples. Siga os próximos passos:
- Acesse o site Have I Been Pwned
- Digite o endereço do e-mail no campo ...
Matérias relacionadas
GitHub aposta na IA e transforma desenvolvedores em "builders": o que muda no Brasil e no mundo
Este é um dos conjuntos de jogos mais raros do mundo e praticamente nenhum colecionador o conhece