Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tivemos que observar 4 mil supernovas para perceber que algo não bate com as explosões de anãs brancas

As explosões desses restos estelares são mais variadas do que acreditávamos, e isso é um problema

13 mar 2025 - 14h13
(atualizado em 13/3/2025 às 14h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Cerca de um século atrás, percebemos que o universo não era estático, mas estendido. Algumas teorias até estimam que ele faz isso em velocidades crescentes, mas medir essa velocidade se tornou uma grande dor de cabeça, assim como explicar os mecanismos subjacentes a essa inflação cósmica.

Mas talvez estejamos pensando demais no assunto.

Não tão previsível

Um estudo observou que as supernovas associadas a estrelas anãs brancas não são tão previsíveis quanto pensávamos anteriormente. O estudo nos apresenta um problema, que é que o papel dessas explosões como marcadores de distância cósmica não é mais o mesmo.

Marcos estelares de quilômetros de extensão

Objetos e eventos cósmicos regulares e previsíveis são de grande ajuda para astrônomos ao analisar um cosmos vasto e diverso. Saber o quão brilhantemente um objeto ou evento distante brilha abre caminho para calcular com precisão sua distância.

É por isso que essas supernovas foram úteis para calcularmos distâncias e com elas as mudanças na distância ao longo do tempo, ou seja, a velocidade na qual os objetos no cosmos estão se afastando uns dos outros.

Explosões das mais variadas

O novo estudo revelou que as supernovas associadas a anãs brancas não estão neste grupo de eventos cósmicos regulares como pensávamos. Por meio de suas observações, a equipe encontrou "múltiplas e exóticas maneiras" pelas quais as anãs brancas poderiam explodir. Isso inclui colisões entre duas estrelas e canibalismo estelar em sistemas binários....

Veja mais

Matérias relacionadas

Elon Musk construiu a fama de fundador visionário - mas não foi ele quem criou as duas empresas que o tornaram milionário.

O desafio da Ucrânia vai além da falta de armas: os EUA podem desativar a artilharia já enviada

O iPhone é fabricado na China há muitos anos; a China quer evitar que isso mude a qualquer custo

A Coreia do Norte dissipou qualquer dúvida sobre sua aliança com a Rússia: acaba de anunciar seu primeiro submarino nuclear.

Steve Jobs fez um pedido de 4.000 cafés na Starbucks, mas apenas como uma brincadeira em 2007.

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade