PUBLICIDADE

Snapdragon X Elite pode ser destaque na Computex 2024

Qualcomm confirmou presença do CEO Cristiano Amon na Computex 2024, discutindo sobre IA na computação — o Snapdragon X Elite pode estar entre os destaques

22 fev 2024 - 14h30
(atualizado às 17h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (22), a Taitra, organização responsável pela Computex, confirmou que o CEO da Qualcomm, Cristiano Amon, estará presente na edição 2024 da feira para liderar a apresentação da companhia no evento. O executivo não esteve presente no ano passado, ponto que tem gerado especulações a respeito de alguma grande novidade que pode ser revelada na ocasião, possivelmente relacionada ao Snapdragon X Elite, solução muito aguardada da gigante para notebooks.

Foto: Wallace Moté/Canaltech / Canaltech

De acordo com o comunicado, Cristiano estará presente na palestra de abertura do dia 3 de junho, discutindo "como a IA generativa e a computação da próxima geração irão habilitar novas experiências e aplicações". Seu discurso também teria foco em como 2024 seria um ponto de grande mudança para a indústria dos PCs, e como os "AI PCs" equipados com o Snapdragon X Elite vão "transformar o futuro da produtividade e criatividade".

Esse foco é um ponto chave da participação do CEO, considerando que durante o anúncio do X Elite em outubro passado, a Qualcomm indicou que veríamos os primeiros laptops embarcados com a plataforma chegando às lojas na metade de 2024. Não seria surpreendente se a gigante aproveitasse a ocasião para divulgar todos os detalhes do processador, incluindo números mais precisos de desempenho, e mostrar os primeiros notebooks com a novidade.

Há dois fatores que dão fôlego a essa teoria, começando pelo destaque da feira para soluções baseadas na arquitetura x86, usada por AMD e Intel — o X Elite aposta na arquitetura concorrente ARM, e portanto sua presença passa uma mensagem forte, alinhada com a promessa de "revolucionar os computadores" que a dona da linha Snapdragon tem enfatizado nos últimos meses. O segundo é justamente a presença de Amon no evento.

Essa não é a primeira vez que a Qualcomm participa da Computex — a marca realizou uma apresentação no ano passado já destacando as tecnologias de Inteligência Artificial e citando seus investimentos em PCs, mas Cristiano não esteve entre os palestrantes. Dessa forma, ter o CEO na programação deste ano é um sinal de haver possíveis anúncios importantes preparados, especialmente com a proximidade da janela prevista de lançamento do X Elite.

Equipado com núcleos customizados Oryon, o Snapdragon X Elite promete superar com folga os rivais ao oferecer mais desempenho e eficiência (Imagem: Divulgação/Qualcomm)
Equipado com núcleos customizados Oryon, o Snapdragon X Elite promete superar com folga os rivais ao oferecer mais desempenho e eficiência (Imagem: Divulgação/Qualcomm)
Foto: Canaltech

Embarcado com os núcleos customizados Oryon, o Snapdragon X Elite promete superar com ampla margem não apenas os rivais de AMD e Intel, mas também as elogiadas soluções da família Apple Silicon, incluindo o recente Apple M3. Junto do alto desempenho, indicado por testes variados, a novidade teria a flexibilidade de formatos como um diferencial, oferecendo altíssima eficiência. A solução seria destinada inicialmente a notebooks, com marcas como Samsung e Honor já tendo confirmado o desenvolvimento de modelos com o processador.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade