PUBLICIDADE

Senadores dos EUA divulgam roteiro de políticas de IA e buscam aumento de financiamento do governo

15 mai 2024 - 09h18
Compartilhar
Exibir comentários

Um grupo bipartidário de senadores dos Estados Unidos, incluindo o líder da maioria, Chuck Schumer, pediu nesta quarta-feira um grande salto no financiamento de pesquisas do governo sobre inteligência artificial, enquanto debatem novas salvaguardas legais.

A IA generativa - que pode criar textos, fotos e vídeos em resposta a solicitações abertas - tem despertado entusiasmo e temores de que possa tornar alguns empregos obsoletos, alterar eleições e potencialmente dominar os seres humanos, com efeitos catastróficos.

Juntamente com os republicanos Mike Rounds e Todd Young e o democrata Martin Heinrich, Schumer divulgou um roteiro que se baseia na contribuição de especialistas para abordar questões espinhosas decorrentes do rápido avanço da IA.

Os senadores apoiaram uma meta de relatório da comissão de chegar a um financiamento governamental de pelo menos 32 bilhões de dólares por ano para aspectos de inovação em IA não relacionados à defesa.

"Este é um momento em que os dólares relacionados a esse investimento específico pagarão dividendos aos contribuintes deste país a longo prazo", disse Rounds.

"A China agora gasta provavelmente cerca de 10 vezes mais do que nós no desenvolvimento de IA. Eles estão com pressa."

A soma representa "um aumento do financiamento emergencial para consolidar o domínio dos Estados Unidos em IA", incluindo "superar a China", disse Schumer aos repórteres pouco antes do lançamento.

Os senadores ainda estão considerando quanto o Congresso deve dedicar adicionalmente à IA relacionada à defesa, "mas será um número muito grande", acrescentou Schumer.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade