PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Qual é a diferença entre o Instagram e a versão Beta?

Conheça a diferença entre o Instagram e sua versão Beta, saiba quais são os recursos exclusivos e se é uma boa ideia experimentar as versões

17 abr 2024 - 09h31
(atualizado às 13h58)
Compartilhar
Exibir comentários

A principal diferença entre o Instagram e a versão Beta do aplicativo é que o primeiro é o programa estável já liberado para o público geral, enquanto o segundo funciona como um modelo de testes que oferece recursos de forma prévia a um público restrito. Ambos têm vantagens e desvantagens, sendo direcionados para quem só quer curtir a rede social ou descobrir novas funções antes de elas chegarem a todos.

Foto: Ben Kolde/Unsplash / Canaltech

Enquanto a versão estável do software do Instagram está disponível para qualquer pessoa que quiser fazer o download pelo celular ou tablet, a Beta só pode ser acessada através do sistema de testes do Google — ou seja, apenas no Android.

Qual é o melhor: Instagram normal ou Beta?

Para quem busca conhecer as novidades em primeira mão, a versão Beta do app de rede social da Meta pode ser um "prato cheio", isso porque ela traz funções muito antes de serem lançadas no programa padrão.

É comum se deparar com frases como "O Instagram Beta recebe novo recurso" em notícias no Canaltech e se interessar pela novidade, mas ela nem sempre dá as caras para o público comum e por vezes fica meses em testes antes de estrear para todos.

Contudo, por se tratar de um programa de testes, o aplicativo pode sofrer com bugs, instabilidade e problemas diversos que impedem o software de abrir ou de operar corretamente. Esse tipo de "dor de cabeça" dificilmente ocorre na versão estável, que traz mais tranquilidade para quem só quer postar e conferir as publicações de outros usuários.

No geral, não há uma versão melhor do que a outra, pois ambas servem para finalidades distintas. A Beta pode oferecer mais recursos do que a estável, mas também pode entregar defeitos chatos que podem impedir novas publicações. Isso dificilmente ocorre no Instagram padrão, que recebe as atualizações já testadas e em um estado mais confortável. Se o seu objetivo é apenas curtir o app, então é mais interessante ficar longe do Instagram Beta.

Qual a versão do Instagram perfeita para você? (Imagem: Pramod Tiwari/Unsplash)
Qual a versão do Instagram perfeita para você? (Imagem: Pramod Tiwari/Unsplash)
Foto: Canaltech

Vale a pena usar um app Beta?

Com a popularização dos aplicativos nos telefones, versões Beta desses programas também surgiram, pois são opções importantes que auxiliam os desenvolvedores a testarem novidades.

O WhatsApp é um dos mais populares nesse quesito porque o mensageiro recebe frequentemente atualizações com novas funções. Outros nomes como o TikTok, Discord e Facebook também oferecem modelos de prévia que pedem por cadastros dos interessados.

No fim das contas, tudo se resume à sua vontade. Se quer receber os recursos em formato de prévia antes da maioria das pessoas, então vale experimentar o Beta. Contudo, se não quer encontrar bugs variados no app, pode ser melhor manter o software padrão instalado no seu aparelho.

Além do Instagram, há mais aplicativos que têm versão Beta para instalar no Android e no iOS — vale conhecer cada um.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade