Qual a maior estrela do universo?
Além de saber qual é a maior estrela do universo, entenda como elas se formam e quais conseguimos ver.
A maior estrela já identificada por especialistas é a UY Scuti, descoberta em 1860, que está presente na constelação de Scutum, a uma distância de 9500 anos-luz da Terra.
O universo do espaço, das estrelas e da astronomia é cheio de curiosidades e novas descobertas todos os anos relacionadas aos astros. Quando falamos em estrelas, é comum tentar imaginar qual é a maior estrela do universo e como elas nascem e morrem.
Estudiosos afirmam que é difícil dizer com precisão quantas estrelas existem no universo, mas estimativas indicam que o número pode superar 10 sextilhões.
Apenas na nossa galáxia, a Via Láctea, acredita-se que existam aproximadamente entre 200 e 400 bilhões de estrelas. Entre elas, está o Sol, localizado ao centro do sistema solar, que tem quase 109 vezes o tamanho do planeta Terra.
Pela quantidade de estrelas e pelas limitações tecnológicas e astronômicas, não é possível dizer com exatidão quantas estrelas existem no universo e nem qual é a maior delas. Porém, é possível elencar, entre os corpos celestes conhecidos pela astronomia, quais estão entre a categoria de hiper gigantes, sendo maiores do que a maioria e extremamente raras.
Essas estrelas também são conhecidas por possuir brilho intenso e pela perda de boa parte de sua massa por causa de ventos estelares. Ainda é possível classificar as estrelas entre supergigantes e gigantes. O Sol, entretanto, é considerado um corpo celeste de pequeno ou médio porte quando comparado com as estrelas hiper gigantes.
Qual é a maior estrela que existe no universo?
A maior estrela já identificada por especialistas é a UY Scuti, descoberta em 1860, que está presente na constelação de Scutum, a uma distância de 9500 anos-luz da Terra.
O ano-luz é uma medida de comprimento que equivale, segundo especialistas, a uma distância de 9,5 trilhões de quilômetros, e seria a distância que a luz consegue percorrer dentro de 1 ano.
Os astrônomos perceberam que a estrela muda de forma, ficando mais brilhante e, após 740 dias, escurecendo. Por isso, atribui-se a ela o título de estrela variável, que muda de forma segundo a perspectiva que se tem a partir da Terra. A UY Scuti também é considerada uma hiper gigante.
Quais são as 7 maiores estrelas do universo?
É possível elencar as 7 maiores estrelas do universo já descobertas pela astronomia até o momento com os seguintes corpos celestes:
- UY Scuti, maior estrela já descoberta, com tamanho estimado de 5 bilhões de vezes maior do que o sol;
- VY Canis Majoris, localizada a 3.900 anos-luz da Terra e com diâmetro 2.100 vezes maior do que o do Sol;
- WOH G64, que está em uma distância de 160 mil anos-luz e com 2.500 vezes o tamanho do Sol;
- V354 Cephei, que fica a 9.00 anos-luz de distância, com diâmetro de 1.520 vezes superior ao do Sol;
- Betelgeuse, localizada a 724 anos-luz da Terra e aproximadamente 950 vezes maior que o Sol;
- NML Cygni, que está a 5.300 anos-luz do nosso planeta, com tamanho estimado entre 1.600 maior que o Sol;
- R136a1, uma estrela que fica a 150 mil anos-luz da Terra, conhecida por ser a estrela mais massiva já descoberta, ou seja, a que possui maior quantidade de matéria. Ela também é considerada a mais luminosa do universo, emitindo energia 8,7 milhões de vezes mais forte do que o Sol.
Quais estrelas conseguimos ver?
A estrela Betelgeuse é uma das maiores estrelas que são visíveis a olho nu a partir da Terra. Ela possui luminosidade de 13 mil vezes a do Sol.
Outra estrela que podemos ver a olho nu é a Mu Cephei, uma supergigante variável que tem 1.500 vezes o tamanho do nosso Sol e que está a 2.800 anos-luz da Terra.
Especialistas acreditam que é possível ver, na Terra, em torno de 9.000 estrelas a olho nu. A visibilidade também é influenciada por fatores como excesso de brilho no céu, nuvens e outros objetos presentes na paisagem, que diminuem a possibilidade de ver mais estrelas.
Como as estrelas se formam?
O Sol e outras estrelas nascem e morrem em períodos de milhões ou bilhões de anos. Acredita-se que a formação de uma estrela pode levar cerca de 1 milhão de anos.
Sua formação começa com o acúmulo de poeira e gás, substâncias que se condensam por causa do efeito da gravidade. Conforme nuvens de gases se condensam com a poeira, a densidade se torna maior e a matéria passa a esquentar. Também há a contração desses materiais, além do aumento de força gravitacional que atrai poeira e gás que está ao redor da matéria para dentro, que dá origem a uma protoestrela.
Com o aumento da gravidade nessa área, a temperatura e a pressão presentes na protoestrela aumentam, o que provoca colisões entre as substâncias e um processo de fusão nuclear do hidrogênio em hélio. Atualmente, é considerada que a estrela está na chamada “vida adulta”.
Se você quer saber mais sobre curiosidades da astronomia e da natureza e outros conteúdos relacionados ao universo científico, navegue pelo site Terra Byte!