PUBLICIDADE

Pesquisadores chineses apresentam primeiro atlas geológico detalhado da Lua

Atlas inclui mapas litológicos, tectônicos e geológicos para orientar missões de explorações futuras

23 mai 2024 - 11h11
(atualizado às 11h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Pesquisadores Chineses desenvolveram um atlas geológico de alta definição da Lua. A criação deste foi liderada por Ouyang Ziyuan e Liu Jianzhong, e se tornará referência para futuras missões ao satélite natural da Terra.
Primeiro atlas geológico da Lua em alta definição
Primeiro atlas geológico da Lua em alta definição
Foto: Divulgação / Chinese Academy of Scien / Perfil Brasil

Pesquisadores chineses desenvolveram o primeiro atlas geológico de alta definição da Lua, com uma escala de 1:2,5 milhões. Ele está disponível em chinês e inglês. 

O atlas inclui imagens de crateras, assim como diversos outros também mapas geológicos, litológicos e tectônicos de toda a superfície lunar.

No total, estão no atlas 12.341 crateras de impacto, 81 bacias de impacto, 17 tipos de litologias e 14 tipos de estruturas, proporcionando uma visão abrangente da superfície lunar. Os documentos podem se tornar uma referência valiosa para futuras missões ao satélite natural da Terra, como a do Projeto Artemis.

A criação desse atlas foi liderada por Ouyang Ziyuan e Liu Jianzhong, com suporte de uma equipe de cientistas e cartógrafos de diversas instituições de pesquisa desde 2012.

Desde o programa Apollo na década de 1960, houve vários avanços nas pesquisas geológicas lunares, mas ainda se baseava em mapas daquele período. Os cientistas conseguiram justificar a necessidade de uma atualização.

Veja países que já pousaram na Lua; Japão pode ser o próximo Veja países que já pousaram na Lua; Japão pode ser o próximo

"Com os aprimoramentos dos estudos geológicos lunares, esses mapas antigos não podem mais atender às necessidades de futuras pesquisas científicas e exploração lunar", disse Liu Jianzhong, pesquisador do Instituto de Geoquímica da Academia Chinesa de Ciências (IGCAS) e editor-chefe do atlas, ao Xinhua, agência de notícias da China.

Foram utilizado os dados do Projeto Chang’e da China, além de outras pesquisas lunares, para que o atlas fornecesse informações fundamentais e referências científicas para futuros projetos de exploração lunar. Segundo os cientistas, o material completa lacunas na pesquisa de mapeamento geológico da Lua feitas pela China.

Todo o desenvolvimento do material contribui para o estudo da origem e evolução lunar, bem como do Sistema Solar.

"O atlas geológico da Lua é de grande importância para estudar a evolução da Lua, selecionar o local para a futura estação de pesquisa lunar e utilizar os recursos lunares. Ele também pode nos ajudar a entender melhor a Terra e outros planetas do sistema solar, como Marte", afirmou Ouyang Ziyuan, acadêmico da CAS e cientista lunar, ao Xinhua.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade