PUBLICIDADE

Papel de parede do Windows 10 foi feito de verdade com vidro, laser e fumaça

O processo de criação do papel de parede Hero do Windows 10 envolveu uma janela de vidro de verdade, lasers e fumaça

27 mai 2024 - 23h06
(atualizado em 28/5/2024 às 02h54)
Compartilhar
Exibir comentários

Sabe aquele icônico papel de parede do Windows 10 com uma bela luz saindo pela janela? Hoje em dia, muito provavelmente ele seria feito com o auxílio de alguma inteligência artificial, mas há quase uma década, a criação foi toda "de verdade" — com espelhos, lasers, máquinas de fumaça e um fotógrafo interessado em entrar para a história.

Foto: Divulgação/Microsoft / Canaltech

Como o papel de parede do Windows 10 foi criado

O papel de parede chamado Hero obviamente foi criado antes do lançamento do Windows 10 em 2015, na cidade de San Francisco, Estados Unidos, e esse processo envolveu muitos apetrechos. Quem comandou o projeto foi o fotógrafo e designer conhecido como GMUNK, cujo nome de batismo é Bradley G. Munkowitz.

O artista utilizou uma janela de vidro no formato clássico do símbolo do sistema operacional em frente a um fundo preto e espelhos para ângulos variados. Em seguida, a equipe usou diversos lasers por trás do vidro para criar efeitos diferentes, além de fumaça para dar um toque especial.

Milhares de fotos foram tiradas para experimentar com filtros, formas, tamanho e padrões para finalmente chegar no resultado que existe até hoje. O mais curioso é que este processo é provavelmente algo que jamais vai ocorrer novamente, já que hoje muita coisa é feita exclusivamente com IA e tecnologias similares.

Felizmente, o autor publicou um pouco de como a magia aconteceu. "O projeto tem tudo a ver com uma perspectiva de um ponto e olhar para o logotipo [do Windows 10] como um portal que nos permite olhar para o espaço", destaca Munkowitz no vídeo disponível no YouTube.

Windows 11 recebeu papel de parede feito para telas OLED

A Microsoft disponibilizou uma nova leva do papel de parede Bloom para desktop no Windows 11. Além de versões para temas claro e escuro, a empresa também liberou uma versão feita especificamente para quem utiliza tela OLED, que traz um aspecto visual mais interessante e ajuda a economizar energia, pois esse tipo de tecnologia desliga os pixels na cor preta.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade