Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Oppenheimer: conheça consultores de ciência do vencedor do Oscar

Especialistas contribuíram para dar fidelidade aos eventos históricos e científicos retratados no longa dirigido por Christopher Nolan

11 mar 2024 - 11h41
Compartilhar
Exibir comentários
Oppenheimer estreia nesta quinta-feira (20) nos cinemas
Oppenheimer estreia nesta quinta-feira (20) nos cinemas
Foto: Divulgação/Universal

"Oppenheimer" conquistou destaque na noite de domingo (11) ao arrebatar 7 prêmios de suas 13 indicações ao Oscar, incluindo melhor filme.

E para retratar a vida do físico J. Robert Oppenheimer e sua participação no Projeto Manhattan, que desenvolveu a bomba atômica na década de 1940, o longa dirigido por Christopher Nolan contou com consultores de ciência. Veja alguns deles:

  • Robbert Dijkgraaf, ex-diretor do Instituto de Estudos Avançados em Princeton, posição que Oppenheimer ocupou anteriormente;
  • Kip Thorne, físico teórico e colaborador frequente de Nolan;
  • David Saltzberg, físico da Universidade da Califórnia em Los Angeles.

Em entrevista à Nature publicada nesta segunda-feira (11), o trio contou como forneceram informações detalhadas sobre a vida de Oppenheimer, o projeto em si e os eventos culminantes com os testes nucleares da Trinity e os bombardeios de Hiroshima e Nagasaki, marcando o fim da Segunda Guerra Mundial.

"Oppenheimer": quem são os demais cientistas do filme? "Oppenheimer": quem são os demais cientistas do filme?

Dijkgraaf discutiu com Nolan não apenas a vida de Oppenheimer, mas também tópicos de física em geral.

"Fiquei impressionado ao ver que Nolan estava muito, muito interessado no que significa ser físico", diz.

Saltzberg, por outro lado, auxiliou principalmente com os aspectos técnicos da produção, como o conteúdo dos quadros-negros e as equações relevantes para a narrativa. A precisão científica do filme, por sinal, foi ressaltada pelos consultores.

"Foi maravilhosamente preciso. É realmente incrível. Christopher Nolan entendeu claramente a ciência", comentou Saltzberg.

O reconhecimento do filme no Oscar, especialmente sendo um filme baseado em ciência, foi motivo de celebração para os consultores.

"É maravilhoso ter esse nível de atenção. É um filme que contém mensagens tremendamente importantes para a época em que vivemos. Esperamos que aumente a consciência sobre o perigo das armas nucleares e a questão crucial do controle de armas", concluiu Thorne.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade