Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

OpenAI lança app estilo TikTok que gera vídeos com IA; conheça a plataforma

Novo aplicativo social para iPhone aposta em conteúdo criado por inteligência artificial e recurso de participações especiais

2 out 2025 - 12h00
Compartilhar
Exibir comentários

A OpenAI anunciou nesta terça-feira, 30, o lançamento do Sora 2, nova versão do seu modelo de inteligência artificial (IA) para geração de vídeos, junto com o aplicativo social Sora, disponível somente para iOS. O app, que funciona como uma rede de compartilhamento de vídeos no estilo TikTok, será inicialmente liberado nos EUA e Canadá, por meio de convites.

O aplicativo tem como diferencial um feed formado exclusivamente por vídeos criados com a IA Sora 2. De acordo com a empresa em comunicado oficial, a proposta é incentivar a criação e o remix de conteúdos, e não o consumo passivo.

OpenAI anunciou seu novo app estilo TikTok, com vídeos gerados por IA: o chamado Sora
OpenAI anunciou seu novo app estilo TikTok, com vídeos gerados por IA: o chamado Sora
Foto: Alice Labate/Estadão / Estadão

Segundo a OpenAI, o Sora 2 representa um avanço comparável à transição do GPT-1 para o GPT-3.5, no caso do ChatGPT. A nova versão consegue simular interações físicas com mais precisão, além de gerar áudio sincronizado, incluindo diálogos e efeitos sonoros.

Uma das novidades do app é o recurso Cameos, que permite ao usuário inserir a própria imagem ou a de amigos em qualquer cena gerada pela IA. O processo exige uma verificação prévia de identidade, por meio de vídeo e áudio, e dá ao usuário controle total sobre onde e como sua participação aparece, com a possibilidade de excluir o material a qualquer momento

A empresa afirma que a experiência social é o foco da plataforma. O app vai permitir curtidas, comentários e remixes, mas sem upload de conteúdos externos, ou seja, tudo o que circula no feed é criado a partir de comandos de texto. A OpenAI diz acreditar que esse formado cria um ambiente mais seguro e menos suscetível a usos abusivos.

Além disso, o feed pode ser ajustado com comandos em linguagem natural e há limites específicos para adolescentes, incluindo restrições ao uso do Cameos. O aplicativo será integrado aos controles parentais do ChatGPT, que permitem desativar recursos como rolagem infinita e personalização do algoritmo.

@openai

Sound on. : https://openai.com/index/sora-2/

original sound - OpenAI

Em relação à monetização, a empresa afirma que não há planos de publicidade. O único modelo previsto, por enquanto, é a cobrança para geração extra de vídeos, caso a demanda ultrapasse a capacidade de computação. Inicialmente, o acesso será gratuito, e assinantes do ChatGPT Pro terão uma versão experimental chamada Sora 2 Pro.

A OpenAI também confirmou que a IA não ficará restrita ao aplicativo social. A empresa planeja liberar o modelo por meio de uma API, ferramenta que permite a integração da tecnologia a outros serviços e aplicativos. Isso significa que desenvolvedores poderão incorporar a geração de vídeos por IA em diferentes plataformas, ampliando o alcance do Sora para além do uso individual no iPhone.

O que é o Sora 2?

O Sora é o modelo de IA de vídeo da OpenAI, que transforma descrições em linguagem natural em clipes realistas. Lançado em sua segunda geração, ele é capaz de produzir cenas de até um minuto em alta qualidade.

Os vídeos gerados incluem cenários urbanos complexos, criaturas animadas e simulações realistas de movimentos de câmera. Em um dos exemplos apresentados no site da empresa, o sistema recriou uma nevada em Tóquio, com flocos de neve e pétalas de cerejeira caindo ao mesmo tempo, em uma cena que mistura detalhes arquitetônicos, pessoas e veículos em movimento.

Apesar do realismo, ainda há falhas perceptíveis. Em alguns clipes, a consistência espacial dos personagens não se sustenta em todos os ângulos e há limitações na expressão de emoções humanas em close.

A OpenAI reforça que o Sora terá as mesmas restrições de conteúdo que já existem no Dall-E 3, como a proibição de violência, pornografia e uso indevido da imagem de pessoas reais. Para reduzir riscos de desinformação, os vídeos terão marcação indicando que foram gerados por IA, embora a empresa admita que controlar usos maliciosos depende também de regulações externas e do próprio funcionamento das redes sociais.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade