PUBLICIDADE

O que são prompts no ChatGPT?

Entenda o que significa um prompt no ChatGPT e veja formas de deixar seus comandos mais refinados nas conversas com a IA

27 fev 2024 - 10h00
(atualizado às 13h54)
Compartilhar
Exibir comentários

Quando você conversa com o ChatGPT ou qualquer outro chatbot de IA generativa, precisa iniciar toda interação com um prompt. Esse comando vai dar todas as informações que a IA precisa localizar para desenvolver uma resposta, portanto é muito importante entender o conceito para receber resultados mais refinados.

Foto: Matheus Bertelli/Pexels / Canaltech

O que é um prompt no ChatGPT?

O prompt no ChatGPT é um comando em texto que o usuário precisa enviar para a IA a fim de obter uma resposta da ferramenta. É com base nas informações desse texto que a ferramenta vai analisar o comando e desenvolver uma resposta com base em todos os dados disponíveis no modelo que a abastece.

Normalmente, isso é associado a uma pergunta ao ChatGPT, mas também pode ser enviado como uma ordem, sugestão ou afirmação, como "crie um poema sobre o ChatGPT" ou "liste os maiores rios do mundo". A grande vantagem é poder enviar os comandos com linguagem natural, ou seja, qualquer pessoa pode digitar o prompt da forma que preferir e obter respostas complexas a partir de um simples pedido em texto.

Os prompts de comando são comuns em outras áreas da tecnologia e da computação, que incluem interfaces voltadas para que os sistemas operacionais executem tarefas a partir de códigos em texto.

Como melhorar um prompt

O nível da resposta do ChatGPT vai depender das informações contidas no prompt: se o comando for um texto simples e curto, a IA pode trazer um resultado mais genérico e às vezes sequer resolver a dúvida inicial, mas um pedido mais longo e refinado pode proporcionar uma resposta mais adequada para as demandas do usuário.

Prompts mais detalhados podem gerar respostas mais específicas no ChatGPT (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)
Prompts mais detalhados podem gerar respostas mais específicas no ChatGPT (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)
Foto: Canaltech

Portanto, na hora de conversar com a IA, foque sempre em oferecer a maior quantidade de detalhes num único prompt para obter os melhores resultados. A plataforma não tem limite de caracteres, então não há problema em criar um comando extenso.

Confira algumas dicas para isso:

  • Use uma linguagem direta e explicite qual tipo de resultado você quer;
  • Dê mais detalhes sobre o contexto (quem é o público-alvo, para qual lugar o texto deve ser destinado, entre outros fatores);
  • Informe o tom de resposta que deseja receber (algo mais formal ou informal, curto ou longo, por exemplo);
  • Ofereça materiais de referência, como um site específico ou instruções com base nas regras de uma empresa.

Instruções ao ChatGPT

A ferramenta da OpenAI também possui um ajuste que permite personalizar as respostas com antecedência — dessa forma, você não precisa enviar prompts detalhados a cada nova conversa.

Nesse caso, é possível preencher dois campos de texto: um deles é usado para fornecer todas as informações que o ChatGPT precisa saber para fornecer as respostas, como a empresa em que o serviço é utilizado e o tipo de linguagem usada. O segundo dá instruções diretas para a IA formular a resposta, como o tamanho do texto, o tom de linguagem e a formatação.

Siga estes passos para usar o recurso:

  1. Abra o ChatGPT via navegador ou app para celulares;
  2. Clique na foto de perfil;
  3. Selecione "Personalizar o ChatGPT";
  4. Digite as instruções.

Agora que você já sabe o que é um prompt, pode conferir sugestões de comandos legais para a plataforma.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade