PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

O que é o WhatsApp GB e por que ele está ficando popular

Versões alternativas do app de mensagens podem conter malwares e instalar vírus nos smartphones; saiba mais sobre o WhatsApp GB e outros

29 ago 2022 - 11h24
Compartilhar
Exibir comentários
Versões piratas do WhatsApp, como o WahtsApp GB, agora são bloqueadas pelo Android
Versões piratas do WhatsApp, como o WahtsApp GB, agora são bloqueadas pelo Android
Foto: Alfredo Rivera / Pixabay

A popularidade do WhatsApp no Brasil é tanta que parte do público corre atrás de versões não oficiais do app de mensagens com recursos extras, sendo a WhatsApp GB uma das preferidas. Mas isso pode acabar mal, pois elas seriam prejudiciais ao seu celular. Tanto que em julho Will Cathcart, diretor do aplicativo, anunciou uma parceria entre Google e WhatsApp para bloquear versões piratas do programa no Android.

O sistema operacional permite que as pessoas com algum conhecimento técnico instalem aplicativos fora da loja oficial do Google, a Play Store. De acordo com Cathcart, "WhatsApps piratas" como Hey WhatsApp, YoWhatsApp e WhatsApp Plus eram baixadas há tempos em sites de terceiros.

Esses programas ficaram populares porque prometem recursos inéditos na plataforma oficial, principalmente em privacidade. Mas eles podem roubar dados pessoais e disseminar malwares (programas nocivos). 

Agora, tais apps serão identificados como maliciosos pelo programa de segurança dos apps do Android, o Play Protect. Novos downloads serão bloqueados e versões já instaladas também serão desativadas. Se ficou curioso, saiba mais sobre cada um desses WhatsApps piratas abaixo.

WhatsApp GB

Uma das versões mais conhecidas é a WhatsApp GB (também conhecida como GB WhatsApp). Ela permite que duas contas sejam usadas simultaneamente no mesmo aparelho, tem capacidade para enviar arquivos de áudio e vídeo com até 100 MB. Ainda permite que o usuário escreva mensagens de até 250 caracteres nos status e o download dos status dos contatos no celular.

Com essa versão pirata, também é possível ocultar quando a pessoa está digitando ou gravando, desabilitar chamadas de vídeo e voz, enviar mensagens para até 600 pessoas de uma só vez, utilizar fontes e cores diferentes e até mesmo colocar senha para abrir o app.

Hey WhatsApp

Essa versão do app de mensagens pertence ao desenvolvedor HeyMods. Diz ter recursos adicionais em comparação à versão original, como a possibilidade de personalizar conversas e papéis de parede. 

O app também permite bloquear os ícones azuis de confirmação de leitura nos grupos e áudios. Também é possível alterar as cores da interface do app e ocultar o “visto por último”, mas continuar conferindo quando foi a visualização mais recente das outras pessoas.

Apps não oficiais como GB WhatsApp e WhatsApp Plus prometem recursos extras, mas podem prejudicar pessoas
Apps não oficiais como GB WhatsApp e WhatsApp Plus prometem recursos extras, mas podem prejudicar pessoas
Foto: Webster2703 / Pixabay

YoWhatsApp

Neste aplicativo, os usuários conseguem colocar senhas em suas conversas, visualizar mensagens que já foram apagadas, enviar vídeos com mais de 700 MB e bloquear chamadas indesejadas.

Essa versão pirata também permite ocultar os ícones azuis, que mostram que a mensagem foi lida, e até mesmo o ícone cinza, que indica que a mensagem foi recebida. Ela ainda conta com vários tipos de temas, cores, fontes, variedade de emojis e possibilidade de enviar diferentes formatos de arquivos, como ZIP e APK.

WhatsApp Plus

Parecido com os outros aplicativos que simulam o verdadeiro WhatsApp, essa versão também possui funcionalidades extras. Ocultar os ícones azuis, o status online, as notificações de que está escrevendo ou gravando áudio e ativar o limpador automático para ganhar mais espaço no celular são alguns dos recursos presentes no app.

Essa versão ainda possibilita criar respostas automáticas, o que só está disponível oficialmente no WhatsApp Business. Também é possível personalizar o aplicativo, editar o cabeçalho, a tela principal e das conversas e as notificações de mensagens. 

Pessoas que usam versões piratas do WhatsApp podem ser banidas do aplicativo original
Pessoas que usam versões piratas do WhatsApp podem ser banidas do aplicativo original
Foto: Thomas Ulrich / Pixabay

OGWhatsApp

Assim como as outras versões piratas, o OGWhatsApp conta com diversos recursos focados na privacidade, como ocultar notificações, o status de online e definir senhas para determinadas conversas. Ele também tem emojis diferentes e permite o envio de imagens sem compactá-las, conservando a qualidade.

Aqui também é permitido usar duas contas em um mesmo aparelho, usar outros temas para personalizar o app, publicar mensagens de status mais longas, trocar fontes de texto e enviar vídeos, imagens e áudios de até 50 MB. 

Riscos das versões piratas do aplicativo

Mesmo que os apps que copiam o WhatsApp apresentem mais funções do que o original, eles não possuem as mesmas políticas de privacidade e segurança do programa oficial. Dessa forma, podem apresentar riscos, como roubo de informações pessoais e disseminação de vírus e softwares maliciosos. Além disso, pessoas que usam essas versões piratas podem até mesmo ser banidas do aplicativo original, devido à política da empresa.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade