PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

O que é DisplayPort?

Conheça mais detalhes a respeito do conector DisplayPort, porta profissional que oferece alta qualidade de transmissão de áudio e vídeo com um único cabo

12 abr 2024 - 12h57
(atualizado às 16h54)
Compartilhar
Exibir comentários

Entre os diferentes tipos de conexões disponíveis para transmissão de vídeo e som em alta qualidade, o DisplayPort se destaca como a opção mais poderosa e avançada por oferecer ampla vantagem em relação ao HDMI. Neste artigo o Canaltech detalha o que é o DisplayPort e quais as suas principais características.

Foto: Victor Carvalho/Canaltech / Canaltech

O que é DisplayPort?

O DisplayPort (ou DP) é um padrão de interface de transmissão de vídeo e áudio desenvolvido pela Video Electronics Standards Association (VESA) para conectar a fonte do sinal (notebook ou PC) a um monitor de exibição (TV ou monitor).

A interface foi apresentada em 2006 como solução alternativa e mais eficiente aos padrões de conexão da época, como o VGA e o DVI, tendo objetivo de oferecer melhorias significativas em de largura de banda, resolução e transmissão de áudio.

O conector DisplayPort pode ser encontrado através de suas interfaces padrões DisplayPort e Mini DisplayPort, mas também está integrado a equipamentos com USB-C graças ao padrão Thunderbolt (Imagem: Victor Carvalho/Canaltech)
O conector DisplayPort pode ser encontrado através de suas interfaces padrões DisplayPort e Mini DisplayPort, mas também está integrado a equipamentos com USB-C graças ao padrão Thunderbolt (Imagem: Victor Carvalho/Canaltech)
Foto: Canaltech

O conector DisplayPort pode ser encontrado através de suas interfaces padrões DisplayPort e Mini DisplayPort, mas também está integrado a equipamentos com USB-C graças ao padrão Thunderbolt (Imagem: Victor Carvalho/Canaltech)

O DisplayPort é capaz de transmitir vídeo de alta resolução até 8K juntamente com áudio de alta definição em um único cabo.

Uma das principais características do DisplayPort está na sua alta largura de banda, que permite uma transmissão de dados rápida e eficiente, resultando em imagens mais nítidas, sem travamentos e com cores mais vibrantes.

DisplayPort ou HDMI?

Tradicionalmente, o DisplayPort costuma ser um conector mais avançado em comparação com o HDMI em versões equivalentes, sendo a principal escolha para profissionais exigentes de áudio e vídeo que buscam a maior qualidade de imagem.

Entretanto, a imensa popularidade do HDMI em relação ao DisplayPort se dá por fatores como a estreia três anos antes e rápida adesão ao grande público com implementação em monitores, televisões, computadores, notebooks e até equipamentos compactos como câmeras fotográficas graças às versões Mini HDMI e Micro HDMI.

Por isso é mais fácil você encontrar computadores e notebooks com conector HDMI, mas é ainda possível adquirir monitores avançados a nível profissional com conector DisplayPort.

DisplayPort ou USB-C (Thunderbolt)?

Embora o DisplayPort possa ser encontrado com sua interface padronizada, atualmente é possível utilizar o padrão DisplayPort através do USB-C em cada vez mais produtos e equipamentos, visto que a tecnologia Thunderbolt (desenvolvida pela Intel) implementa soluções de transmissão do DisplayPort (desenvolvida pela VESA).

Isso permite que o conector para carregamento seja utilizado também como passagem de áudio e vídeo com fluxo de alta definição.

A evolução do DisplayPort

A primeira geração do DisplayPort 1.0 estreou em 2006 como alternativa aos padrões VGA e DVI oferecendo largura de banda de 10 Gb/s, suporte para maior espaço de cores, até 8 canais de áudio e taxa de amostra de 24 bits.

O DisplayPort 1.2 foi lançado em 2010 com o dobro da largura de banda máxima, até 20 Gb/s, suficiente para permitir a reprodução de imagens em resolução 4K com 60 Hz, além de ser a primeira versão do Mini DisplayPort para equipamentos compactos. A versão 1.2a estreou em 2013 com suporte ao AMD FreeSync para suavização de imagem em jogos.

O DisplayPort 1.3 chegou em 2014 com largura de banda máxima de até 32 Gb/s e suporte para telas 4K a 120 Hz ou dois monitores 4K a 60 Hz.

O DisplayPort 1.4 foi lançado em 2016 com as especificações de imagem da geração anterior, mas com salto no suporte de áudio, passando de 8 canais para 32 canais e tendo taxa de amostragem duas vezes mais alta de 1.536 kHz.

O DisplayPort 2.0 estreou em 2019 com 32 Gb/s de largura de banda total máxima e capacidade de reprodução de imagens em resolução 8K a 60 Hz.

A versão mais atual do DisplayPort é a versão 2.1 que entrega largura de banda total de 80 Gb/s, suporta todos os padrões de formatos de cores, profundidades de cores e espaço de cores mais recentes, além de oferecer até 32 canais de áudio e resolução máxima de 8K com taxa de até 85 Hz sem métodos de compressão (como é o caso do HDMI 2.1 configurado a 8K com 60 Hz e 120 Hz).

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade