Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O governo britânico gastou R$ 2 bilhões para atualizar sistemas para o Windows 10 — e agora ele perdeu o suporte

Investir tanto dinheiro em um sistema operacional que já chegou ao fim de seu ciclo de vida não parece um bom negócio (para o contribuinte)

13 nov 2025 - 11h15
(atualizado às 18h39)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Recentemente, o Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido (Defra) concluiu uma ambiciosa modernização tecnológica avaliada em 312 milhões de libras (cerca de R$ 2,1 bilhões). O objetivo: aposentar definitivamente dezenas de milhares de velhos PCs equipados com o já obsoleto Windows 7.

O problema: eles foram substituídos por equipamentos com Windows 10, igualmente obsoleto desde que a Microsoft retirou seu suporte oficial há cerca de um mês.

Comprando obsolescência

O plano de atualização, desenvolvido durante o atual período de revisão orçamentária (2022-2025), pretendia (em teoria) resolver anos de atraso tecnológico. Segundo um relatório enviado ao Parlamento britânico, o Defra substituiria 31.500 laptops com Windows 7 e migraria 137 aplicativos legados para infraestruturas mais modernas.

Além disso, o departamento fechou um de seus centros de dados e planeja desmantelar outros três, enquanto reforça a cibersegurança de um punhado de servidores obsoletos até que possam ser completamente substituídos.

No entanto, a decisão de adotar o Windows 10 justamente quando o sistema operacional entra em sua fase de "aposentadoria oficial" gerou perplexidade — no melhor dos casos.

Milhares de dispositivos continuam fora de jogo

A Microsoft prometeu um último ano gratuito de atualizações de segurança — por meio do programa Extended Security Updates (ESU) —, o que permitirá que as instituições públicas continuem usando o Windows 10 até outubro de ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Elon Musk vai ganhar concorrência: empresa europeia rival da Starlink chega ao Brasil prometendo velocidades de até 1Gbps

Parece mentira, mas a XPeng jura que é verdade: fabricante chinesa mostra todos os detalhes de seu robô humanoide após público duvidar da apresentação do modelo

IA "minúscula" supera gigantes: modelo 10 mil vezes menor vence LLMs em teste de lógica

"Receio que não posso fazer isso, Dave": robô com IA tem colapso existencial durante teste de entrega de manteiga e aparenta ter autoconsciência

Dona do Steam, Valve acaba de revelar novo console de videogame que lembra criação de Steve Jobs fora da Apple

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade