PUBLICIDADE

O céu não é o limite! | Atividade solar, lançamentos, "olho" em Marte e+

Confira as principais notícias do espaço da semana 11 a 17 de maio de 2024 e fique por dentro de tudo o que mais importa no universo da astronomia!

19 mai 2024 - 15h00
(atualizado em 20/5/2024 às 18h00)
Compartilhar
Exibir comentários

Toda semana, o Canaltech separa as principais notícias de espaço e astronomia em um "resumo para apressados", ou aqueles que perderam alguma das novidades sobre o assunto.

Foto: NASA/Blue Origin/ESA/TGO/CaSSIS / Canaltech

Nos resumos dessa semana, você confere como foram as novas explosões na superfície do Sol, descobertas de novos exoplanetas, imagens curiosas em Marte e o andamento das missões espaciais programadas para serem lançadas em maio. 

A atividade solar

Na terça (14), a mancha solar gigante (a mesma que causou as auroras do dia 10) emitiu a maior erupção do atual ciclo de 11 anos. O evento foi classificado como X8.7, mais insenso do que qualquer outro nos últimos sete anos.

Nos dias seguintes, nossa estrela continuou apresentando outras explosões fortes, causando apagões de rádio em nosso planeta. Algumas tempestades solares foram registradas, mas nenhuma sequer chegou perto da intensidade daquela observada no dia 10 de maio.

Por falar no dia 10, os cientistas descobriram que aquela foi a tempestade solar mais poderosa desde 2023 e relatos afirmam que causou problemas de GPS e outras tecnologia nas fazendas dos Estados Unidos e Canadá. Por outro lado, as auroras boreais e austrais foram incríveis!

Os lançamentos de missões espaciais

O próximo voo suborbital turístico da Blue Origin está marcado para domingo (19) às 10h30 (horário de Brasília) e você pode acompanhar ao vivo. Na tripulação, a bordo do veículo New Shepard, estarão Ed Dwight (primeiro candidato a astronauta negro) Mason Angel, Sylvain Chiron, 'Kenneth L. Hess, Carol Schaller e Gopi Thotakura.

Já a concorrente Boeing adiou seu voo tripulado devido a um vazamento de hélio no módulo de serviços da cápsula. Previsto inicialmente 17 de maio, o lançamento agora está programado para o dia 21 de maio. Esse é apenas mais um dos muitos problemas técnicos enfrentados pela empresa desde os primeiros testes do veículo.

Planetas e exoplanetas

Os cientistas apresentaram descobertas fascinantes sobre planetas, tanto de nosso Sistema Solar, quanto além. Um dos mais curiosos é o exoplaneta TOI-6713.01, um mundo 30% maior que a Terra. Os astrônomos notaram que ele não apenas é vulcânico, como apresenta temperaturas de incríveis 2.326 ºC — um verdadeiro "inferno" cósmico.

Mais ou menos à mesma distância, foi encontrado um "irmão gêmeo" da Terra na órbita de uma anã vermelha 100 vezes mais fraca que o Sol. Trata-se do Speculoos-3b, um mundo de tamanho semelhante ao da Terra, cuja orbita dura apenas 17 horas. Isso mesmo, nossos dias são mais longos que os anos deste planeta.

A cratera em formato de olho fica na região Utopia Planitia, Marte (Imagem: Reprodução/ESA/TGO/CaSSIS)
A cratera em formato de olho fica na região Utopia Planitia, Marte (Imagem: Reprodução/ESA/TGO/CaSSIS)
Foto: Canaltech

Já aqui, em nossa vizinhança, uma nova imagem de Marte chamou a atenção de muita gente. A sonda Trace Gas Orbiter (TGO), da Agência Espacial Europeia (ESA), mostra uma cratera por lá que lembra um olho humano, com cerca de 8 km de comprimento.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade