PUBLICIDADE

Novo visual do Google Maps chega ao Android Auto

Agora disponível também no Android Auto, atualização visual do Google Maps traz novas cores e melhor usabilidade

28 nov 2023 - 17h49
(atualizado às 21h07)
Compartilhar
Exibir comentários

O Android Auto recebeu neste final de semana a atualização visual do Google Maps, que altera a paleta de cores do app. A novidade estética, que já está disponível nas versões web e nos celulares, agora chega também aos painéis dos carros conectados.

Foto: Divulgação/Google / Canaltech

Como o foco das mudanças é a usabilidade, o Google abriu mão das cores saturadas e contrastantes do formato anterior, preferindo opções mais suavea e frias. As ruas e estradas, por exemplo, ganharam tons de cinza e maior destaque ao lado dos quarteirões claros, enquanto mares e florestas receberam toques mais sutis.

Banners e indicadores visuais permanecem em verde, mas também ganharam tons mais discretos e com maior ênfase nas informações de distâncias e caminho a percorrer. Novamente, o destaque é bem-vindo, já que estamos falando de um sistema automotivo em que as informações são exibidas em telas maiores enquanto a interação com o motorista é limitada.

Atualização do Google Maps traz novos visuais também ao Android Auto, com maior destaque para a rota e cores mais sutis para o mapa (Imagem: Divulgação/Google)
Atualização do Google Maps traz novos visuais também ao Android Auto, com maior destaque para a rota e cores mais sutis para o mapa (Imagem: Divulgação/Google)
Foto: Canaltech

Nesse sentido, as linhas de navegação ganharam um azul mais forte, ao lado de pequenos detalhes que não existiam antes, como um indicador de velocidade. Por outro lado, o menu lateral, onde estão opções relacionadas às preferências, áudio e orientação permanecem iguais.

Atualização também nos celulares

A mudança equipara o Android Auto ao restante das plataformas em que o Google Maps funciona. Agora, todas trazem o novo visual — iPhones, Android e web do app.

O lançamento acontece sem muito alarde. Ainda que seja possível associar o novo visual ao conceito Material You e à chegada do Android 14, o Google preferiu ser mais discreto com o Maps, liberando as mudanças nas cores de maneira gradual e silenciosa, o que acabou gerando comentários negativos de usuários.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade