Nintendo vai na contramão da Sony e toma decisão importante sobre o futuro do Switch 2
Diferente da Sony, que deixará de produzir discos para o PlayStation a partir de 2028, a Nintendo confirmou que manterá os jogos em mídia física no Switch 2. Bill van Zyll, executivo da empresa, destacou a forte preferência dos consumidores pelo formato, especialmente na América Latina, por permitir colecionar, trocar e revender títulos. O console adota cartuchos tradicionais e cartões de download transferíveis, enquanto a Microsoft ainda não definiu se o próximo Xbox terá leitor de discos.
A Nintendo afirmou que não pretende abandonar os jogos em mídia física no Switch 2, contrariando o movimento anunciado pela Sony para o PlayStation. A posição foi apresentada por Bill van Zyll, vice-presidente e gerente-geral da companhia na América Latina, em entrevista ao canal Coelho no Japão.
Ao comentar a estratégia do console lançado em junho de 2025, o executivo explicou como a Nintendo define os formatos oferecidos aos jogadores.
"Historicamente, nós não temos preferência por um formato específico. Levamos as preferências dos consumidores muito em consideração. Também temos uma plataforma que acabou de ser lançada. Estamos há pouco mais de um ano com o Nintendo Switch 2, e ele oferece tanto jogos digitais quanto físicos. Portanto, não temos planos de abandonar a mídia física. Sabemos o quanto os fãs também gostam dela".
Van Zyll destacou que a América Latina apresenta preferência particularmente forte pelos cartuchos. Ele apontou a possibilidade de colecionar, compartilhar e revender jogos como vantagens da mídia física. Esse comportamento também se observa no Brasil, embora o Switch 2 ofereça recursos para compartilhar títulos digitais.
O Switch 2 também utiliza os chamados Game-Key Cards, cartuchos que liberam o download, mas não armazenam o jogo completo. Diferentemente dos códigos convencionais, esses cartões não ficam permanentemente vinculados a uma conta ou console. Assim, podem ser emprestados, trocados ou revendidos.
A Sony, por sua vez, anunciou o encerramento da produção de discos para novos jogos de PlayStation a partir de janeiro de 2028. A mudança alcançará lançamentos de outras desenvolvedoras, enquanto títulos anteriores à data não serão afetados. Os novos jogos poderão ser vendidos em caixas sem discos.
A Microsoft ainda não confirmou se o próximo Xbox terá leitor de discos. A executiva Asha Sharma afirmou que deseja oferecer opções aos jogadores e reconhece o interesse deles pelas mídias físicas.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.