Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Musk comprou o Twitter por US$ 41,8 bilhões e seus anunciantes desapareceram; ele os fez voltar com uma ação que custou caro para a Microsoft

CEO da Tesla acusou anunciantes da X de realizarem um boicote coordenado Bill Gates sabe o que acontece quando a Comissão Federal de Comércio (FTC) entra em ação

17 jun 2025 - 11h20
(atualizado em 19/6/2025 às 07h26)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Estamos acostumados a ver como as estratégias de Elon Musk tendem a se concentrar em forçar a corda para ver até onde ela aguenta. O caso recente da denúncia contra os anunciantes do Twitter é, provavelmente, o melhor exemplo de até onde ele consegue contornar limites legais para alcançar seus objetivos — neste caso, afastar aqueles que antes pagavam por publicidade e decidiram parar de fazê-lo.

Mas, embora o público muitas vezes entenda rapidamente a ideia de que o CEO da Tesla e da X é um gênio, na realidade, a estratégia usada nessa guerra de anunciantes em particular não é nova nem brilhante. Aliás, já vimos outras grandes empresas adotarem estratégias semelhantes e, como no caso da Microsoft com seu Internet Explorer, elas frequentemente se tornam um bumerangue com resultados inesperados.

Elon Musk vs. Anunciantes do Twitter

Conforme relatado pelo Wall Street Journal em reportagem recente, Elon Musk ameaçou processar diversas empresas que, apesar de serem anunciantes recorrentes do Twitter, pararam de comprar espaços na rede social quando o CEO da Tesla a assumiu por US$ 41,8 bilhões (cerca de R$ 230 bilhões) em 2022. A mensagem para os anunciantes era muito simples: ou voltam ou serão processados por um boicote ilegal coordenado.

A ideia é exatamente essa. Embora a resposta dos anunciantes pareça estar mais relacionada à forma como Musk passou a gerir o Twitter em sua transformação rumo a X, a ameaça é tão vaga quanto efetiva.

Diante da acusação de um boicote ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Muitos acreditam que desconectar dispositivos eletrônicos durante trovoadas pode parecer uma boa ideia, mas a ciência diz o contrário

PS6 foi "lançado" oficialmente pela PlayStation

Os irmãos milionários que acusaram Mark Zuckerberg de roubar a ideia do Facebook buscam revolucionar o setor de criptomoedas na Europa

Esta fã decidiu não comprar o Nintendo Switch 2, mas não por falta de console à venda

A China havia apostado no México como solução para a guerra comercial com os EUA. Agora, suas fábricas estão se mudando para Brasil e Sérvia

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade