Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Muitos tentaram transformar esta história em filme, mas David Lynch foi o primeiro a conseguir: hoje, você pode assistir este épico de ficção científica no streaming

Versão de Lynch para Duna foi fracasso de bilheteria, mas virou cult

31 mar 2025 - 12h47
(atualizado às 13h50)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

David Lynch faleceu. O diretor e roteirista norte-americano, mestre do surrealismo, faleceu em 16 de janeiro aos 78 anos de idade. Entre suas obras emblemáticas, destacam-se sua estreia como diretor com Eraserhead, lançada em 1977, seguida de obras-primas como Lost Highway e Mulholland Drive. No entanto, ele também realizou a primeira adaptação cinematográfica de uma das maiores obras da ficção científica—um filme que, com o tempo, se tornou cult.

A família Atreides assume o controle de Arrakis, um planeta árido e o único local onde se encontra uma matéria-prima conhecida como "especiaria". Anteriormente, esse planeta era governado pelos tirânicos Harkonnen, que agora planejam atacá-lo para retomar o poder. O príncipe Paul será o responsável por enfrentar essa ameaça, liderar o povo nativo e descobrir seu verdadeiro destino. Estamos falando, é claro, do filme Duna.

Você provavelmente reconhece a sinopse e o título pela aclamada versão do canadense Denis Villeneuve, lançada em duas partes entre 2021 e 2024. No entanto, essa primeira adaptação do romance de Frank Herbert representou um esforço titânico para ser levada às telas do cinema.

O que torna Duna único é a forma como Lynch captura a atmosfera opressiva e fascinante desse universo. Com um design de produção espetacular, que inclui gigantescos vermes da areia, figurinos intrincados e uma arquitetura imponente, cada detalhe contribui para a imersão do espectador.

O elenco, liderado por Kyle MacLachlan como Paul ...

Veja mais

Matérias relacionadas

O Japão está sofrendo um número recorde de falências em lojas de ramen; e é em parte o resultado da "barreira dos 1.000 ienes"

A Toyota ostentava uma filosofia "kaizen" e um perfeccionismo doentio; Tesla e BYD têm sérias dúvidas de que seja realmente útil

Elon Musk quer troca de reféns: os EUA permitem que o TikTok opere... e a China legaliza o X

A Arábia Saudita está desperdiçando tanto dinheiro no The Line que entrou em déficit

Alguém pegou um Renault 5 e colocou nele um motor rotativo Mazda; o resultado já é pago a um preço estratosférico

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade