Muitos acreditam que desconectar dispositivos eletrônicos durante trovoadas pode parecer uma boa ideia, mas a ciência diz o contrário
Diante de trovões, relâmpagos e da possível queda de energia em casa, muitos de nós já ouvimos a frase "desconecte o micro-ondas porque ele vai queimar", como uma ação que protegeria seus eletrodomésticos. Mas agora surge a pergunta: isso ajuda? Nossos eletrônicos estão realmente protegidos?
É aconselhável desconectar seus eletrodomésticos durante uma tempestade? E por quê?
A resposta curta é sim: empresas como a Iberdrola e a US Electric confirmam que é aconselhável desconectar seus eletrodomésticos durante uma tempestade ou quando chove forte. Esta é, de fato, uma maneira de proteger seus eletrodomésticos em casa, embora o motivo vá além disso.
O perigo com seus eletrodomésticos é que, se um raio atingir uma linha de energia próxima, ele pode causar uma sobrecarga. Isso provocaria uma voltagem adicional que poderia ser excessiva para seus equipamentos elétricos, potencialmente colocando-os em risco de danos. Portanto, é aconselhável desconectar todos os dispositivos e aparelhos eletrônicos antes de uma tempestade, e não durante.. Caso contrário, mesmo a menor sobrecarga pode afetar sua vida útil.
Também é importante observar que, caso haja uma tempestade e não seja possível desligar eletrodomésticos como geladeira ou fogão, que são essenciais, o ideal é instalar um nobreak (UPS). Isso oferece proteção contra choques elétricos e variações de tensão. Ou, você pode usar um regulador de tensão para alguns aparelhos.
Maneiras de proteger eletrônicos em épocas de chuva
Como ...
Matérias relacionadas
Um jogador do Steam Deck conectou ao dock do Switch 2, e — surpresa — funciona!