PUBLICIDADE

Microsoft lança primeiro óculos de holograma e Windows 10

Holograma? Tablet gigante? Windows Grátis? Cortana no PC? Veja tudo que rolou no lançamento do Windows 10

21 jan 2015 - 17h52
(atualizado às 19h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Novo sistema holográfico da Microsoft deve ser lançado ainda em 2015
Novo sistema holográfico da Microsoft deve ser lançado ainda em 2015
Foto: Microsoft / Divulgação

A Microsoft lançou nesta quarta-feira em Redmond, Estados Unidos, o seu novo sistema operacional, o Windows 10.

O lançamento do programa em si seria uma grande novidade, porém a companhia americana mais uma extrapolou suas expectativas. Foram lançadas duas grandes novidades na tecnologia: o sistema de visão holográfica Windows Holographic; e o primeiro computador holográfico, Microsoft HoloLens.

O novo modelo de óculos e o sistema holográfico permite ao usuário ver em três dimensões (3D) vídeos, arquivos, jogar Minecraft, acessar o Skype e criar produtos. Durante a apresentação, um drone foi mostrado, como exemplo.

"Windows 10 e o computador holográfico e um único grande momento", disse Satya Nadella, presidente-executivo da Microsoft. "O que vocês viram em termos de experiência. Você vão ver em instantes jogando Minecraft, abrindo o Skype em um modo completo. Eles simplesmente vão 'explodir a sua mente".

O Microsoft HoloLens permite ao usuário ver por meio do óculos - ao contrário do óculos de realidade virtual - som espacial, sensor avançado, unidade de processamento holográfico.

O lançamento do HoloLens e do Windows Holographic será junto com o Windows 10, ainda em 2015.

Confira esta e outras novidades que a companhia fundada por Bill Gates e dirigida pelo presidente-executivo Satya Nadella apresentou:

Windows 10

Foto: Microsoft / Divulgação

O novo Windows 10 ganhou uma série de novos recursos e aplicações que funcionam em plataforma múltiplas (tablet, PC, smartphone e Xbox). Mas chama a atenção a possibilidade dos usuários do Windows 8 e Windows 7 poderem atualizar seus sistemas para a nova versão operacional de graça no primeiro ano.

Cortana

Foto: Microsoft / Divulgação

A assistente digital Cortana, apresentada pela primeira vez em 2014 para smartphones, chega aos PCs pela primeira vez e tablets.  Ela, uma vez feminina similar a Siri da Apple, vai aprender os gostos dos usuários, apresentar informações de seu gosto e apresenta inovações como ditar mensagens e e-mails.

Uso em vários aparelhos

Foto: Microsoft / Divulgação

A Microsoft aposta que o Windows 10 e seus aplicativos serão utilizados em um sistema multi-plataforma, acessando no tablet, PC, smartphone e videogame. E assim, ganhar a guerra dos ecossistemas que disputa com o Google (Android) e Apple (iOS e MacOS).

Windows 10 nos smartphones e tablets

Foto: Microsoft / Divulgação

A utilização do Windows 10 beneficia não apenas os usuários no PC, mas também aqueles que usam tablets e smartphones com o sistema Microsoft. Funções como a Central de Ações (com conexões Bluetooth e Wi-Fi) podem ser compartilhadas entre PC e celulares.

Project Spartan, novo navegador

Foto: Microsoft / Divulgação

O navegador da Microsoft ganhou uma nova roupagem. Mas, não bastasse o formato mais "leve" ligado ao Windows 10, ele agora permitirá ao usuário escrever recados em uma página da web (com tela touch, teclado, caneta stylus) e enviar para colegas, salvar a página para acessá-la em diversos aparelhos quando estiver offline e interagir com o Cortana - como ao receber dicas de restaurantes.

Windows 10 no Xbox One

Foto: Microsoft / Divulgação

O jogo também é uma função importante no Windows 10. Além de o sistema receber a aplicação Direct X 12 para rodar os games em seu potencial completo, ele também ganha um aplicativo do Xbox para comunicar-se com amigos na Xbox Live, compartilhar vídeos e até conseguir jogar no PC (ou tablets) games do Xbox One por meio de streaming dentro da casa do gamer. 

Microsoft Surface Hub

Foto: Microsoft / Divulgação

Criado para o público corporativo, este ‘tablet gigante’ virá em telas de 55 e 84 polegadas. Com Windows 10 integrado em seu sistema, o Surface Hub é uma tela touchscreen que consegue reproduzir imagens em 4K (quatro vezes superior a qualidade Full HD), com duas câmeras, sensor de movimento, microfone e caixas de som.

Windows Holographic

Foto: Microsoft / Divulgação

A grande novidade da Microsoft depois do Windows 10 neste lançamento, o novo sistema reproduz aplicativos e vídeos no formato de holográficos. Tudo isso por meio de um óculos desenvolvido para trazer o mundo 3D para sua realidade, possibilitando comunicar, criar e explorar utilizando apenas as mãos e a voz, sem cabos, computadores ou smartphones.

Microsoft HoloLens

Foto: Microsoft / Divulgação

Para colocar em funcionamento o Windows Holographic, a Microsoft criou o primeiro computador holográfico, o Microsoft HoloLens. No formato de um óculos, o HoloLens permite ao usuário comunicar apenas com as mãos e a voz.

Office Universal

Foto: Microsoft / Divulgação

A Microsoft também apresentou como será o uso do Office no Windows 10. Com o novo sistema, usuários poderão trabalhar com mais facilidade em documentos no tablet, PC e smartphone. Será possível criar, editar documentos de Word, Power Point, One Note e Outlook, com novos formatos para atualizar os arquivos sem o uso do mouse - no caso de dispositivos móveis.

Aprenda a fazer a manutenção de computadores Aprenda a fazer a manutenção de computadores

Saiba como montar e consertar computadores e aprenda a instalar hardwares, softwares e muito mais. Curso com certificado do MEC, comece agora mesmo!

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade