PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Metaforando intima youtuber que o acusa de pseudociência

Vitor Santos, responsável pelo canal sobre linguagem corporal, entrou com um mandado para tirar do ar o vídeo em que o também youtuber Tiago Santineli o chama de "farsa"

15 fev 2023 - 09h30
(atualizado em 23/2/2023 às 07h58)
Compartilhar
Exibir comentários

Se você não conhece, Vitor Santos é o youtuber responsável pelo Metaforando, que se apresenta como "o maior canal de linguagem corporal do mundo".  O tipo de conteúdo que ele mais faz são análises de microexpressões faciais, que indicariam se pessoas envolvidas em polêmicas e crimes estariam mentindo ou não.

Foto: Núcleo Jornalismo

Neste mês (fev.2023), Vitor mandou uma intimação extrajudicial ao também youtuber Tiago Santineli por causa de um vídeo com o título "REACT - METAFORANDO É FARSA!".

No react, de mais de 30 minutos, Tiago diz que a análise de microexpressões faciais é uma pseudociência e tira sarro de uma apresentação de stand-up que Vitor fez antes de ser famoso. O vídeo original não está mais disponível para espectadores no Brasil, mas cópias pipocam a toda hora no YouTube.

João de Senzi, advogado de influenciadores, streamers e youtubers, disse que o caso é "difícil". "Aparentemente os vídeos possuíam alguns xingamentos e, mesmo não sendo monetizado, haveria ainda dano à imagem. A saída para isso seria comprovar para o juiz que o Metaforando é pessoa pública e, como tal, tem a honra um pouco mais elástica", escreveu.

Críticos de Vitor apontaram que usar a imagem alheia para monetizar é justamente o modelo de negócios do Metaforando.

Esta é a segunda polêmica em que Vitor se envolve nos últimos meses. Em novembro de 2022, viralizou um trecho de um podcast em que ele contava como investigou um entregador de comida depois de ter revelado a ele sem querer o nome do seu cachorro (contando assim é estranho, mas é só ver o vídeo abaixo que você entende).

Na época, o youtuber postou stories se defendendo.

Núcleo Jornalismo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade