PUBLICIDADE

iOS 18, Apple Intelligence e mais: 7 novidades anunciadas na WWDC 2024

Maior evento da Apple envolvendo software, a WWDC 2024 começou nesta segunda-feira (10) e trouxe como destaques o iOS 18 e a aguardade IA da Maçã

11 jun 2024 - 02h24
(atualizado às 06h12)
Compartilhar
Exibir comentários

A Apple enfim entrou de vez na era da inteligência artificial generativa. Durante a abertura da WWDC 2024, realizada nesta segunda (10), a empresa da Maçã anunciou o pacote de IA "Apple Intelligence" — que forma justamente a sigla "AI", inteligência artificial em inglês — junto do iOS 18 e de outras novidades em apps e serviços. Confira agora o resumo completo da apresentação.

Foto: Divulgação/Apple / Canaltech

1. Apple Intelligence, a IA da Apple

Demorou, mas chegou: a Apple finalmente entra na disputa com Samsung, OpenAI, Microsoft e Google na corrida das IAs generativas. A novidade se chama Apple Intelligence e funciona em todo o ecossistema da Maçã para criar conteúdo ou encontrar informações pessoais em sua conta. Segundo a empresa, você pode fazer solicitações à AI (Apple Intelligence) usando comandos de texto para encontrar informações no e-mail e nas mensagens ou reescrever um texto, por exemplo.

Uma das novidades do pacote é a integração do ChatGPT às plataformas da Apple. Em algum momento ainda não especificado de 2024, a Apple promete que iOS 18, macOS Sequoia e iPadOS 18 vão receber a ajuda do chatbot da OpenAI para criar conteúdo via Siri ou pelo sistema de auxílio de escrita por IA do ecossistema da Maçã.

Outro destaque da ferramenta são os Genmoji, um sistema de IA para criar emojis personalizados que podem ser usados em serviços da Apple ou redes sociais e mensageiros diversos. A Apple Intelligence vai funcionar localmente, ou seja, sem processamento online, o que tem potencial de dar a ela uma camada extra de privacidade.

Apple Intelligence é o pacote de inteligência artificial generativa da Apple (Imagem: Divulgação/Apple)
Apple Intelligence é o pacote de inteligência artificial generativa da Apple (Imagem: Divulgação/Apple)
Foto: Canaltech

2. iOS 18

O iOS está mais personalizável do que nunca — e isso segundo a própria Apple. O sistema dos iPhones agora deixa você realinar ícones e mudar as cores da tela inicial, inclusive adicionando um modo escuro ou colorido cujo tom principal é você quem escolhe. Na tela de bloqueio, também dá para trocar os atalhos rápidos presentes nos cantos inferiores para adicionar ali um app à sua escolha.

Além disso, a central de controle também pode ser personalizada e tem novidade no acesso rápido a dispositivos inteligentes. O app de fotos também ganhou novidade para aprimorar a seleção e a organização de conteúdo, assim como os apps de mensagens e e-mail também foram ajustados para reduzir a bagunça na sua caixa de entrada.

Por fim, vale mencionar que o iOS 18 está mais seguro graças a uma opção para ocultar e bloquear apps com senha (se você é usuário de Android, provavelmente isso vai soar bem familiar).

iOS 18 também foi anunciado nesta segunda-feira (10) (Imagem: Divulgação/Apple)
iOS 18 também foi anunciado nesta segunda-feira (10) (Imagem: Divulgação/Apple)
Foto: Canaltech

3. iPadOS 18

Todas as grandes novidades do iOS 18 se aplicam também ao iPadOS 18 — ou seja, quem tem um tablet da Apple vai poder personalizar a tela inicial, mudar cores, trocar atalhos na tela de bloqueio e por aí vai. Outra grande novidade do sistema do iPad é a presença (finalmente) de um app de calculadora.

O app de calculadora do iPhone tem enfim uma versão para a telona grande do iPad (Imagem: Divulgação/Apple)
O app de calculadora do iPhone tem enfim uma versão para a telona grande do iPad (Imagem: Divulgação/Apple)
Foto: Canaltech

4. macOS Sequoia

O sistema de Macs, iMacs e Macbooks também ganhou uma novidade: o macOS Sequoia também foi anunciado nesta segunda. O app traz como principal novidade o app Continuity que permite espelhar o iPhone na tela do macOS e também criar um ambiente estendido entre todos os dispositivos da marca ligados à mesma conta.

Ao espelhar a tela do iPhone no macOS, você pode personalizar o celular, abrir aplicativos, ver notificações, responder mensagens e usar tudo como se estivesse mexendo de fato no telefone.

macOS Sequoia traz mais integração com o iPhone do que nunca (Imagem: Divulgação/Apple)
macOS Sequoia traz mais integração com o iPhone do que nunca (Imagem: Divulgação/Apple)
Foto: Canaltech

5. watchOS 11

Outro anúncio da abertura da WWDC 2024 foi o watchOS 11, nova versão do sistema operacional dos Apple Watch. A grande novidade aqui fica por conta do app Vitals, que resume métricas de saúde de forma contextualizada para ajudar o usuário a entender melhor quais as decisões tomar no seu dia a dia. Por fim, os círculos de atividade estão mais customizáveis, assim como o uso de fotos para criar watchfaces personalizadas está aprimorado para você deixar o relógio (literalmente, se quiser) com a sua cara.

6. visionOS 2

Sistema do Apple Vision Pro, o visionOS 2 foi anunciado hoje pela Apple e traz como grande novidade suporte para mais aplicativos, telas virtuais ainda maiores para você trabalhar ou curtir vídeos e legendas em tempo real. As novidades chegam em uma atualização ainda neste ano para o dispositivo de realidade aumentada.

7. tvOS 18

Por fim, completando as pequenas novidades da abertura da WWDC 2024 estão os anúncios do tvOS, o sistemas do aparelho Apple TV. Segundo a empresa, o tvOS 18 traz melhorias como legendas automáticas para qualquer vídeo, busca por atores/atrizes para encontrar filmes e séries, suporte para o formato 21:9 e conta com mais integração com Apple Fitness+, Apple Music e FaceTime para as telonas.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade