"WikiLeaks amoroso" no youPIX expõe desventuras de jovens
19 ago2011 - 18h40
(atualizado às 19h16)
Compartilhar
Simone Sartori
Direto de São Paulo
Em uma das atrações mais bem-humoradas do festival youPIX - "Terapia de casais 2.0", uma espécie de 'WikiLeaks amoroso' -, Lele Siedschlag, autora do blog Te Dou um Dado e apresentadora do Ex-Tricô, e Clara Averbuck, escritora e apresentadora do Ex-Tricô, comandaram uma terapia de casais em pleno auditório do Porão das Artes, onde ocorre o evento. Com a "ajuda" de um divã improvisado, elas ouviram confissões de jovens que subiram ao palco para falar sobre suas desventuras amorosas em público.
Lele (esq.), criadora do 'Te dou um dado' e o Casal Sem Vergonha falam sobre traição
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Entre eles, o publicitário Enrique Jimenez contou que soube do fim do namoro pela rede social Facebook. "Um dia entrei e vi que ela (a namorada) tinha mudado o status para 'em um relacionamento sério'", disse ele, que ouviu risos da plateia. Já a estudante May Siqueira disse que um belo dia o então namorado postou fotos com a "nova namorada" no Orkut. "Ele fez isso com ela também, por isso que estou aqui sorrindo", brincou May.
Clara e Lele contaram com a ajuda "terapêutica" de Jaqueline Barbosa e Emerson Viegas, do blog Casal Sem Vergonha. "Tivemos a ideia desse blog porque a gente conversava muito sobre nosso relacionamento. Acho que as pessoas não conversam muito sobre o relacionamento porque não sabem o que falar", disse Emerson. O casal então foi questionado por uma jovem na plateia, que perguntou se a internet poderia influenciar negativamente o namoro.
"Quem não deve, não teme. Se ele não tem motivo para desconfiar, não tem porque implicar. Se tem gente que não tem o que fazer, que busca os mínimos detalhes, vai achar alguma coisa", disse Jaque. "Quem investiga muito, acha", disse Emerson.
Logo depois, a participante Giovana sentou no divã para desabafar sobre as constantes traições da namorada. "Ela tem problema com redes sociais. Desconfiada, cheguei ao ponto de descobrir a senha do Twitter dela e vi que ela estava trocando mensagens apaixonadas com outra menina. Aconteceu uma vez, eu perdoei, e ela fez de novo. Pior que ela sempre negava", contou a jovem.
Clara aconselhou: "não culpem as redes sociais por isso. A traição poderia acontecer em outro lugar, como num bar". "Não precisa pedir para a pessoa ser sincera com você", emendou Lele, sobre as chances que Giovana supôs que deveria ser motivo para a namorada não trair.
Quase 50 minutos depois, a terapia terminou sem muitas soluções reais para os conflitos amorosos, mas o clima de bom humor manteve a atenção do público durante o período. E nem Lele e Clara escaparam:
"A Clara fala de sexo até com o taxista", brincou Lele. A amiga devolveu: "eu sei coisas da vida dela que nem o marido dela sabe", brincou Clara. Ambas, no entanto, não fizeram confissões em público.
O festival youPIX, termina nesta sexta-feira (19), no Porão das Artes, no Parque Ibirapuera, na zona sul de São Paulo. O evento deve se estender até às 23h.