Usuárias do Facebook entram em contas alheias por falha
Uma mãe e suas duas filhas no Estado da Georgia, Estados Unidos, se conectaram ao Facebook com seus celulares e terminaram em um lugar inesperado: contas de outras pessoas, nas quais tinham acesso completo a grande quantidade de dados privados.
A falha, causada por um problema de tráfego de comunicações da operadora de celulares usada por elas, a AT&T, colocou em evidência um problema de segurança que pode ter amplas consequências para todos que usam a internet, e não apenas os usuários da rede social.
O que aconteceu foi que a internet perdeu o controle sobre quem era quem e mandou as mulheres a contas alheias. Aparentemente, nada que elas fizessem mudaria a situação.
O problema torna mais sérias as advetências de pesquisadores de que já muitas maneiras de a informação colocada na internet possa ser usada de maneira prejudicial.
Vários especialistas em segurança online disseram que jamais haviam ouvido falar de casos semelhantes, e não está claro se eles são pouco comuns ou se as pessoas simplesmente não os denunciam. Mas os especialistas advertiram que o mesmo poderia ocorrer com contas de correio eletrônico ou em um computador, não apenas no celular.
"O fato de ter acontecido prova que poderia acontecer de novo e com algo mais importante do que o Facebook", disse Nathan Hamiel, fundador do grupo de investigação Hexagon Security Group.
O caso
Candace Sawyer, 26 anos, disse que suspeitou que algo estava errado quando tentou entrar em sua página do Facebook na manhã do último sábado e seu telefone Nokia mandou-a ao site sem pedir nome de usuário e senha. A conta na qual ela entrou não parecia a dela até que encontrou a foto do dono da página.
Ela então se deconectou e pediu a sua irmã Mari, 31 anos, e sua mãe Fran, 57, que tentassem o mesmo em seus celulares. As duas também foram levadas a contas de estranhos. O problema não era dos celulares e sim da infraestrutura que os conecta à internet, o que torna o problema mais sério.