Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Intel promete "matar" a BIOS até 2020, adotando somente o UEFI

23 nov 2017 - 16h29
Compartilhar
Exibir comentários

A possibilidade de usar recursos que dependem da BIOS estão com os dias contados. Em uma conferência de hardwares, a Intel revelou que vai eliminar a BIOS do universo dos computadores pessoais até o ano de 2020, adotando somente o UEFI em seu lugar.

BIOS
BIOS
Foto: Canaltech

A BIOS é o sistema de entrada e saída que funciona a partir da placa-mãe do computador, sendo criado pela IBM lá no início da era da computação pessoal para que funções básicas das máquinas pudessem ser administradas por ali. Isso inclui analisar a integridade dos componentes do hardware e de periféricos antes de iniciar o sistema operacional.

Com o avanço da tecnologia, lá nos anos 1990, a BIOS começou a ficar muito lenta para analisar componentes mais avançados, e, então, as versões do Windows lançadas na época passaram a fazer esse trabalho. Aos poucos, o uso da BIOS ficou defasado, ainda que tenha se mantido útil por tanto tempo.

Então, já nos anos 2000, a Intel decidiu criar o EFI (Extensible Firmware Interface) para seus novos chips. E, ainda que esses chips tenham se mostrado um verdadeiro fracasso comercial, o EFI deu certo por ser compatível com software e hardware que eram desenvolvidos para trabalharem em conjunto com a BIOS. Ainda que esses produtos não precisem mais da BIOS para funcionar, eles continuaram sendo fabricados com essa compatibilidade e, portanto, também são compatíveis com o EFI, que, depois de um tempo, foi renomeado para UEFI.

Agora, a intenção da Intel é fazer com que seus processadores funcionem única e exclusivamente com o UEFI, forçando todo o mercado de computadores a adequar seus produtos para esta tecnologia, abandonando a BIOS de uma vez por todas. A mudança acontecerá até 2020, o que significa que os equipamentos fabricados depois desta data começarão a não ter mais a compatibilidade com a BIOS, podendo afetar usuários que, por alguma razão, prefiram sistemas operacionais mais antigos, como o Windows XP, por exemplo. Mas será que em 2020 ainda vai ter alguém usando um SO que já não recebe mais atualizações de segurança há tanto tempo?

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade