PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

IA que cria músicas Udio é lançada por ex-funcionários do Google

Ex-funcionários do Google lançaram uma ferramenta chamada Udio que usa IA para gerar músicas de diferentes estilos a partir de comandos de texto

22 abr 2024 - 14h00
(atualizado às 17h27)
Compartilhar
Exibir comentários

A empresa estadunidense Udio lançou um aplicativo de mesmo nome que utiliza IA para criar música a partir de comandos de texto. Basta descrever o estilo e o tema para que o modelo de inteligência artificial faça a criação para você, mas se preferir, também é possível escolher gênero e letras a partir das sugestões da ferramenta.

Foto: Captura de tela/Ricardo Syozi/Canaltech / Canaltech

Até 1.200 músicas por mês

O Udio foi criado em dezembro do ano passado por ex-funcionários e pesquisadores do laboratório de IA Google DeepMind, passou por um período de testes e finalmente foi liberado para o público em abril de 2024.

Para usar o app sem pagar nada, é preciso se inscrever com uma conta do Google, X (ex-Twitter) ou Discord — também é necessário definir um nome de usuário. A partir daí, o interessado pode gerar até 1.200 músicas por mês gratuitamente.

Além disso, há as opções de adicionar elementos como letra, introdução ou outras seções antes de concluir a faixa. Se gostar do que foi gerado pela IA, você pode fazer o download do conteúdo, compartilhar nas redes sociais ou publicar na comunidade do Udio.

A ferramenta está disponível em sua versão Beta e pode ser acessada por qualquer entusiasta de músicas dos mais diversos gêneros.

o Udio já pode ser acessado por qualquer pessoa (Imagem: Captura de tela/Ricardo Syozi/Canaltech)
o Udio já pode ser acessado por qualquer pessoa (Imagem: Captura de tela/Ricardo Syozi/Canaltech)
Foto: Canaltech

Como gerar música no Udio

Todo o processo leva menos de um minuto e pode ser feito por qualquer navegador, seja no computador ou celular. Você pode digitar o comando em português, pois o app compreende diferentes idiomas. As faixas têm cerca de 33 segundos, mas podem ser editadas posteriormente — para começar a gerar, siga estas instruções:

  1. Acesse udio.com;
  2. Faça login;
  3. Digite a descrição (em inglês) da música na barra superior;
  4. Clique em "Create".

É importante destacar que o Udio não é a primeira ferramenta que usa IA para gerar música, apps como o MusicGen da Meta e o MusicLM do Google foram anunciados em 2023.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade