PUBLICIDADE

Hacker descobre e vaza segredos do Semi, caminhão elétrico da Tesla

Perfil no Twitter divulgou informações sigilosas a respeito das configurações do Tesla Semi, caminhão elétrico que já teve primeiras unidades entregues a Pepsi

5 jan 2023 - 11h01
(atualizado às 13h10)
Compartilhar
Exibir comentários

A Tesla bem que tentou, mas não conseguiu manter em segredo as principais especificações do Semi, caminhão 100% elétrico que já começou a ter suas primeiras unidades encomendadas entregues para a PepsiCo, empresa estadunidense de alimentos e bebidas.

O dono do perfil @greentheonly no Twitter, que se apresenta na rede social afirmando "reportar o que vê, seja bom ou ruim", foi o responsável por acabar com o mistério sobre o caminhão ecologicamente correto da empresa de Elon Musk.

O hacker fez uma série de postagens com imagens ao estilo "raio-x", nas quais explica em detalhes as principais características do Semi. Se as informações vazadas pelo perfil forem corretas, alguns dos dados que vinham sendo dados como certos a respeito do caminhão elétrico da Tesla apresentam contradições.

As especificações do Tesla Semi

Um dos dados conflitantes vazados sobre o caminhão elétrico da Tesla diz respeito ao peso do Semi, que nos Estados Unidos foi classificado como um caminhão Classe 8. Para integrar este grupo, um caminhão precisa ter o PBT (Peso Bruto Total) de 37 toneladas.

Os dados divulgados no Twitter, porém, apontam que o Semi teria 22.135 kg. Há, no entanto, uma ressalva a respeito do assunto, indicando que o PBT ainda não possa ser cravado com exatidão, mas que ele realmente deve ter uma capacidade de carga menor do que os rivais a combustão.

Os diagramas revelados mostraram que o caminhão elétrico da Tesla terá nove módulos de bateria em sua versão com autonomia para 805 quilômetros. Elas são exclusivas do Semi e alimentam duas unidades motrizes - uma com um motor elétrico no eixo traseiro e outra com dois propulsores, também no eixo traseiro.

Tesla Semi
Tesla Semi
Foto: Canaltech

O hacker também informou que a primeira unidade motriz seria utilizada para eficiência energética, enquanto a outra, com dois motores, seria o diferencial para o torque. O terceiro eixo poderia, inclusive, ser desconectado para melhorar o desempenho quando o Semi estiver vazio.

As informações finais vazadas mostram que o Semi terá freios pneumáticos e um sistema de direção eletro-hidráulico, conflitando com os rumores que indicavam que todos seriam fly-by-wire (com fio). O sistema de refrigeração de baterias do caminhão elétrico da Tesla, como esperado, é poderoso, com uma porta exclusiva de 1 MW de potência.

Tesla Semi
Tesla Semi
Foto: Canaltech
Tesla Semi
Tesla Semi
Foto: Canaltech
Tesla Semi
Tesla Semi
Foto: Canaltech
Tesla Semi
Tesla Semi
Foto: Canaltech

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade