Há uma semana, a OpenAI colocou o ChatGPT para jogar Pokémon no Game Boy faltam: 5 batalhas para fazer história
O GPT-5 se torna o novo protagonista do desafio que coloca a IA contra a primeira geração de Pokémon
Já se passou uma semana desde que a OpenAI apresentou o GPT-5, seu modelo de IA mais avançado até hoje e, ao mesmo tempo, a nova base que alimenta o ChatGPT. Apesar da recepção de usuários e especialistas — muitos apontando que ele não representa um salto tão grande quanto outros modelos anteriores —, a popularidade do modelo colocou a OpenAI em um destaque privilegiado.
Surpreendentemente, a empresa aproveitou parte dessa atenção para seguir os passos de outras companhias que já realizaram o mesmo experimento: colocar uma IA para jogar Pokémon.
Há alguns meses, a Anthropic quebrou o gelo quando Claude testou sua sorte com os títulos de Pokémon para Game Boy. Após observar os altos e baixos de seu modelo, foi o Google quem deu continuidade com uma nova gameplay de Pokémon protagonizada pela IA. Mas, desta vez, foi a própria OpenAI que, por meio de uma publicação em suas redes sociais, confirmou que o GPT-5 será o novo modelo de IA a testar sua sorte com Pokémon.
Como o GPT-5 está se saindo com Pokémon?
O objetivo principal dessa missão é vencer a Liga Pokémon em menos tempo que os rivais, uma tarefa que está prestes a ser cumprida. Após pouco mais de uma semana de jogo, a IA da OpenAI já se encontra na Victory Road, o que significa que já conquistou todas as insígnias dos ginásios e está se preparando para superar o desafio final. O mais surpreendente é que ela melhorou em relação às versões anteriores, pois desta vez precisou de apenas 3.985 interações para obter as ...
Matérias relacionadas