Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Há uma semana, a OpenAI colocou o ChatGPT para jogar Pokémon no Game Boy faltam: 5 batalhas para fazer história

O GPT-5 se torna o novo protagonista do desafio que coloca a IA contra a primeira geração de Pokémon

18 ago 2025 - 07h06
(atualizado em 18/8/2025 às 08h25)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Já se passou uma semana desde que a OpenAI apresentou o GPT-5, seu modelo de IA mais avançado até hoje e, ao mesmo tempo, a nova base que alimenta o ChatGPT. Apesar da recepção de usuários e especialistas — muitos apontando que ele não representa um salto tão grande quanto outros modelos anteriores —, a popularidade do modelo colocou a OpenAI em um destaque privilegiado.

Surpreendentemente, a empresa aproveitou parte dessa atenção para seguir os passos de outras companhias que já realizaram o mesmo experimento: colocar uma IA para jogar Pokémon.

Há alguns meses, a Anthropic quebrou o gelo quando Claude testou sua sorte com os títulos de Pokémon para Game Boy. Após observar os altos e baixos de seu modelo, foi o Google quem deu continuidade com uma nova gameplay de Pokémon protagonizada pela IA. Mas, desta vez, foi a própria OpenAI que, por meio de uma publicação em suas redes sociais, confirmou que o GPT-5 será o novo modelo de IA a testar sua sorte com Pokémon.

Como o GPT-5 está se saindo com Pokémon?

O objetivo principal dessa missão é vencer a Liga Pokémon em menos tempo que os rivais, uma tarefa que está prestes a ser cumprida. Após pouco mais de uma semana de jogo, a IA da OpenAI já se encontra na Victory Road, o que significa que já conquistou todas as insígnias dos ginásios e está se preparando para superar o desafio final. O mais surpreendente é que ela melhorou em relação às versões anteriores, pois desta vez precisou de apenas 3.985 interações para obter as ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Os céticos da IA avisaram que estávamos nos empolgando demais e não acreditamos, mas na a IA é muito limitada

EUA têm um plano para impedir o contrabando de chips para a China, suas consequências são imprevisíveis

A Huawei cumpriu sua promessa: encontrou uma maneira de aumentar a competitividade da China em IA em relação aos EUA

Os jogadores mais obsessivamente competitivos descobriram um truque para vencer seus rivais: dar choques elétricos em si mesmos

Enquanto as empresas de tecnologia se concentram em IA, a Apple tenta causar disrupção no mercado de computadores

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade