Há meses falamos sobre uma bolha de IA e o preocupante é que até Sam Altman concorda
Os investimentos estão aumentando e a concentração de valor entre os gigantes da IA está aumentando. O CEO da OpenAI acredita que pode haver uma bolha de IA, embora esclareça que isso se deve à especulação.
Uma coisa é os pessimistas da IA nos dizerem que há uma bolha. Outra bem diferente é o CEO da OpenAI, Sam Altman, sugerir isso. Mas foi isso que aconteceu, e é um sinal preocupante da situação neste segmento. Cada vez mais especialistas alertam para o perigo de uma bolha na IA, mas não são apenas essas vozes: há dados que apontam para uma crise potencial. Uma crise que pode ser ainda mais prejudicial do que o boom das pontocom.
O que Altman disse
O CEO da OpenAI, empresa que desenvolve o ChatGPT, convidou um grupo de jornalistas para discutir o lançamento do GPT-5. Durante a reunião, segundo o The Verge , ele disse o seguinte:
"Quando ocorrem bolhas, pessoas inteligentes ficam excessivamente entusiasmadas com [o que na verdade é apenas] um grão de verdade.
Estamos em um estágio em que os investidores em geral estão excessivamente entusiasmados com a IA? Minha opinião é que sim.
A IA é a coisa mais importante que aconteceu nos últimos tempos? Minha opinião também é sim.
Relembrando a História
Altman comparou a dinâmica atual à vivenciada durante a bolha das pontocom no final dos anos 2000. Entre março de 2000 e outubro de 2002, o Nasdaq perdeu quase 80% de seu valor: muitas das empresas que surfaram na onda da internet e da web não conseguiram gerar receita ou lucro.
Pior que a bolha das pontocom
Analistas e especialistas econômicos há muito argumentam que uma potencial bolha de IA poderia ser pior que a bolha das pontocom. Torsten Sløk, economista-chefe da empresa ...
Matérias relacionadas
Como melhorar seu perfil do Tinder usando inteligência artificial