PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Google vira vitrine de imagens manipuladas envolvendo celebridades, diz site

Sites estariam criando e disseminando imagens falsas de celebridades feitas com IA, impactando resultados de busca no Google

31 jan 2024 - 17h15
(atualizado em 1/2/2024 às 14h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Sites suspeitos fazem imagens falsas de famosos pipocar no Google
Sites suspeitos fazem imagens falsas de famosos pipocar no Google
Foto: Unsplash

Uma investigação do portal Vice publicada na terça-feira (30) revelou a existência de sites que estão disseminando imagens falsas de celebridades, geradas por inteligência artificial (IA), nos resultados do Google.

Durante o fim de semana, a conta Fandomwire no X (ex-Twitter) espalhou uma postagem, agora excluída, sobre o ator John David Washington substituindo Jonathan Majors como Kang, o Conquistador, em filmes da Marvel. No entanto, a foto publicada não era do verdadeiro Washington, mas sim uma imagem gerada por IA do artista.

Uma captura de tela compartilhada pela Vice mostra a foto falsa entre os primeiros resultados da busca por imagens do ator no Google. Testes realizados pelo Byte nesta quarta-feira (31) indicam que a imagem foi removida.

Mas mais imagens de celebridades geradas por IA, provenientes de um site chamado Motion Picture Magazine, estão aparecendo nos resultados do Google, segundo a Vice.

Como celulares ficarão mais poderosos com inteligência artificial Como celulares ficarão mais poderosos com inteligência artificial

O Byte identificou que o portal, que tem o mesmo nome de uma revista antiga do setor cinematográfico, mas sem ligação aparente, está repleto de artigos sem sentido, supostamente gerados por IA. A página aparece nos primeiros resultados do Google e está infestada de anúncios e links suspeitos.

Um porta-voz do Google afirmou à Vice que o uso de IA para gerar conteúdo com o objetivo de manipular resultados de busca viola a política de spam. A empresa utiliza sistemas automatizados para combater spam nos resultados de busca e implementou melhorias específicas como resultado do estudo.

A posicionamento está de acordo com o que a gigante das buscas nos informou via e-mail.

"Construímos nossos sistemas de ranqueamento para exibir as informações mais úteis e relevantes para qualquer consulta, e estudos têm consistentemente apontado o Google como fornecedor dos resultados de mais alta qualidade entre as ferramentas de busca", disse um porta-voz ao Byte.

"Quando identificamos casos em que conteúdos de baixa qualidade estão sendo classificados em posições elevadas, desenvolvemos soluções escaláveis que melhoram os resultados não apenas para uma única pesquisa, mas para uma variedade de consultas".

E tem mais

O Motion Picture Magazine faria parte de uma operação maior chamada Loaded Media, segundo a Vice. O site se autodenomina como o “futuro das notícias. Sem limites, brilhante e além das fronteiras”.

O site da Loaded Media também está repleto de conteúdo similar ao Motion Picture Magazine. Assim como o site Motion Picture Magazine, ele contém vídeos do YouTube, anúncios e links afiliados da Amazon.

A pessoa-chave por trás da Loaded Media seria Donavon Warren, um ator e produtor de Los Angeles, de acordo com o Vice. Nas redes sociais, Warren afirma administrar a Loaded Media, bem como uma empresa de produção chamada Loaded Dice Films.

O Byte entrou em contato com Donavon Warren, a Loaded Media, o Fandomwire e o Motion Picture Magazine para colher posicionamento dos citados.

Recebemos um e-mail de Warren com um direcionamento a um comunicado da Loaded Media, publicado na noite de quarta-feira (31), que pode ser conferido na íntegra aqui.

O texto, o grupo adimite o uso de inteligência artificial em suas publicações, mas afirma que também está preocupado em combater a desinformação. A empresa cita uma "colaboração humano-IA" na criação de artigos e afirma que os textos são feitos por escritores reais, que usam IA para aprimorar o conteúdo.

A Loaded Media também afirma que usa imagens feitas com IA para evitar conflitos de direitos autorais com bancos de imagem e que considera as criações como arte.

"Ao adotar a IA e a análise de dados, a Loaded Media está redefinindo o jornalismo", diz o comunicado.

*Nota atualizada às 15h de quinta-feira (1) com o posicionamento da Loaded Media

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade