Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fotos de Elon Musk e Mark Zuckerberg criadas por IA alertam para fake news; veja

As fotos mostram os executivos em momentos íntimos como casal, para pressioná-los a tomar decisões sobre fake news nas plataformas

17 mai 2024 - 16h22
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Imagens geradas por IA de Elon Musk e Mark Zuckerberg começam a circular na internet, criando uma repercussão gigantesca com o objetivo de pressionar as redes sociais a tomar medidas contra as fake news.
Imagens geradas por inteligência artificial de Elon Musk e Mark Zuckerberg como casal
Imagens geradas por inteligência artificial de Elon Musk e Mark Zuckerberg como casal
Foto: Reprodução

Usuários do mundo inteiro começaram a divulgar imagens feitas por inteligência artificial (IA) de Elon Musk, dono do X (ex-Twitter), e Mark Zuckerberg, dono da Meta, em momentos íntimos.

As imagens criaram uma repercussão online gigantesca. O intuito é pressionar os executivos que comandam essas redes sociais a tomar ações contra fake news, que também pode ser feita por IA, que em geral, circulam sem qualquer sinalização nas plataformas.

Os conteúdos começaram a circular na internet em janeiro de 2024, mas chegaram a um ápice de divulgação nesta última semana. 

Uma das imagens foi postada no perfil “Poo Crave”, que espalha notícias absurdas propositalmente (e é uma paródia do Pop Crave, perfil de notícias da música e cultura pop), e alcançou 98,3 mil curtidas e 2,6 milhões de visualizações. 

7 melhores IAs para criar imagem! 7 melhores IAs para criar imagem!

No Brasil

Enquanto isso, o assunto sobre a regulamentação das redes sociais ocorre na Câmara dos Deputados. O projeto de lei busca criar normas para combater a disseminação de fake news, assim como a proteção dos usuários.

O PL 2630/2020, que estabelece a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência da Internet, regulamenta as plataformas digitais. O projeto já foi aprovado no Senado e atualmente está em tramitação na Câmara dos Deputados.

Em embate com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, Musk já se posicionou contra o projeto, alegando que seria um ataque contra a liberdade de expressão. A situação quase levou ao bloqueio do X, ex-Twitter, no Brasil. 

Apesar de toda a preocupação com a propagação de fake news e o impacto das imagens geradas por inteligência artificial, ainda não se sabe quando o projeto de regulamentação das redes sociais será votado.

Procuramos a Meta e o X, mas até o momento desta publicação, não conseguimos retorno.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade