PUBLICIDADE

Ericsson usará litografia Intel 4 de 7 nm em soluções de RAN Compute

Ericsson usará litografia Intel 4 de 7 nm em soluções de tecnologia de acesso à rede. Novos modelos tem 4x o desempenho da geração anterior.

30 nov 2023 - 22h01
(atualizado em 1/12/2023 às 11h31)
Compartilhar
Exibir comentários

A Ericsson revelou parceria com a Intel para as soluções de RAN Compute (computação de acesso à rede), em que utilizará a litografia Intel 4 de 7 nm em seus produtos. A eficiência energética é uma das chaves para aumentar a capacidade da rede, reduzir o custo e automatizar tarefas manuais.

Foto: Divulgação/Ericsson / Canaltech

A tecnologia Intel 4 será usada em dois novos processadores de alta capacidade da Ericsson, RAN Processor 6672 e Radio Processor 6372, que possuem desempenho 4 vezes maior que a geração anterior. Além disso, os dois processadores possuem suporte para até seis modos 4G/5G em uma única unidade - as tecnologias mais recentes do mercado atual suportam até quatro modos.

Imagens dos novos RAN Processor e Radio Processor da Ericsson. (Imagem: Divulgação/Ericsson)
Imagens dos novos RAN Processor e Radio Processor da Ericsson. (Imagem: Divulgação/Ericsson)
Foto: Canaltech

Esses produtos serão desenvolvidos em Ericsson Silicon, que tem arquitetura personalizada, flexível e modular usando a tecnologia da Intel. Em benchmark interno, essa nova arquitetura personalizada consome de 30% a 60% menos energia se comparado com benchmarks da indústria geral.

Os novos processadores são resultados da parceria entre Ericsson e Intel que aumentou em julho deste ano, em que ambas se uniram para acelerar o desenvolvimento em infraestrutura e chips 5G. Com a implementação da Intel 4, é apenas questão da tecnologia amadurecer até litografias menores, como a Intel 20A e 18A, serem implementadas.

🛒Compre um Intel Core i5-12400 o melhor preço!

🛒Compre um Intel Core i7-10700KF o melhor preço!

Fonte: Ericsson

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade