PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Dente de tubarão pré-histórico é encontrado por menina de nove anos

O megalodonte é o maior tipo de tubarão que já existiu, do tamanho de um ônibus; a garota já achou outros seis dentes do animal

18 jan 2023 - 17h38
(atualizado às 17h41)
Compartilhar
Exibir comentários
Primeira fileira é de dentes encontrados por Molly, que tem apenas nove anos
Primeira fileira é de dentes encontrados por Molly, que tem apenas nove anos
Foto: Alicia Sampson / Facebook

Uma menina de nove anos de idade que gosta de caçar fósseis e já coletou mais de 400 dentes de tubarão em Maryland, nos Estados Unidos, encontrou algo bem curioso no dia 25 de dezembro de 2022, no último Natal. Tratava-se de um dente de um megalodonte, o maior predador que já existiu nos oceanos do planeta. 

A informação é do site Newsweek, que também conta que o dente encontrado pela garota, chamada Molly Sampson, possui 13 cm de comprimento. Ele foi achado nas águas rasas de uma praia no Calvert Cliffs State Park, na região Chesapeake Bay.

O dente foi levado para o curador de paleontologia Stephen Godfrey, que trabalha no Museu Marinho Calvert, nas Ilha Solomons. O especialista confirmou que o dente em questão pertencia a um megalodonte (ou Otodus megalodon), e deu explicações à pequena caçadora de dentes. "Godfrey explicou a Molly que o tubarão teria sido do tamanho de um ônibus", contou Alicia Sampson, mãe da garota, ao Newsweek.

Molly Sampson, de nove anos, segurando o maior dente de megalodon que já encontrou
Molly Sampson, de nove anos, segurando o maior dente de megalodon que já encontrou
Foto: Alicia Sampson / Facebook

Os megalodontes são animais que viveram na Terra no período Neogeno, que compreende o período de 23 milhões a 2,6 milhões de anos atrás. Enormes, estima-se que chegavam a ter 20 metros de comprimento e foram os tubarões mais rápidos do mundo. A extinção dos megalodontes teria sido causada pelo surgimento dos grandes tubarões brancos, que são menores e mais bem-sucedidos que os primeiros. 

Como os esqueletos dos megalodontes não fossilizam muito bem, a melhor forma que os pesquisadores possuem de estudá-los é por meio dos seus dentes, pois eles têm a composição mais dura e podem ficar preservados em sedimentos no fundo do mar.

Em maio do ano passado, um menino de seis anos também encontrou um dente de 10 cm em uma praia no condado de Sussex, na Inglaterra. A diferença é que Molly já descobriu vários outros dentes do tipo. "Ela encontrou seis dentes de megalodonte nos últimos anos, mas nenhum tão grande quanto este", relatou a mãe.

Como a maré estava baixa no dia, Molly pôde caminhar até mais longe na água, o que ajudou na sua busca. "Esperamos que sua descoberta inspire outras crianças a explorar a natureza", comentou Alicia.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade