PUBLICIDADE

Coxinha Nerd busca olhar mais humano para comentar cultura pop

Cris Siqueira e Panda contam a Byte que tinham o propósito de falar de coisas nerds “sem autoritarismo de opiniões”

13 mar 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Casal Panda e Cris Siqueira, do Coxinha Nerd, já cobriu Comic Con em San Diego e em Nova York
Casal Panda e Cris Siqueira, do Coxinha Nerd, já cobriu Comic Con em San Diego e em Nova York
Foto: Arquivo pessoal

A falta de representatividade feminina no universo nerd foi o estímulo para a administradora de empresas Cristiane Siqueira decidir explorar este nicho. Desde 2010 ela e o companheiro Panda comandam os perfis de redes sociais Coxinha Nerd, que comentam na web sobre filmes, séries, livros e cultura geek em geral. 

“Em 2010, quando tudo era "blogs, maquiagens e conteúdos nerds" na internet, me incomodava muito que quase nenhuma mulher estava à frente de um projeto sobre cultura pop/nerd no Brasil. Eu sempre fui nerd, gostava de livros, séries, filmes, games... tinha um repertório grande sobre o assunto e levei a ideia para o Panda”, conta Cris Siqueira.

Na época, eles eram apenas amigos e ele a ajudou tecnicamente a criar o blog Coxinhanerd. Eles contam que sempre tiveram o propósito de falar de coisas nerds com um olhar mais humano, “sem autoritarismo de opiniões”. 

Hoje, a ideia que surgiu como um hobby soma 235 mil seguidores no Instagram, 136 mil inscritos no YouTube e coberturas de eventos internacionais. 

“Não somos críticos de cinema, somos fãs. E batemos nessa tecla desde o primeiro dia de blog, até hoje, com mil redes sociais acontecendo ao mesmo tempo”, disse Cris em entrevista a Byte, que você pode ler abaixo.

Vocês têm um gênero preferido que gostam de comentar?

Coxinha Nerd: Sim!!! Todo conteúdo que nos desperta a possibilidade de teorizar. Conteúdos que não possuem fórmulas óbvias como as séries The OA (Netflix), Dark (Netflix), Periféricos (Prime Vídeo) e o livro A Biblioteca da Meia-Noite, por exemplo. Todo conteúdo que explora e exige da nossa mente tem um gostinho mais especial, confesso.

Mas a gente sempre fala que "uma série não é só uma série, um filme não é só um filme e um livro não é só um livro". Porque acreditamos que todo conteúdo pode transformar nossa vida através de exemplo ou mensagem. 

Então, independente do gênero/formato, tentamos ir além da sinopse e da interpretação base. Queremos ver como aquele momento com o conteúdo nos transformou.

Qual foi a cobertura de eventos mais marcante para vocês?

Coxinha Nerd: Já cobrimos muitos eventos aqui pelo Brasil de música como Rock in Rio, de cultura pop, como a CCXP, de games como a Game XP, e claro as premières e lançamentos de séries e filmes que rolam por aqui! Nossa maior paixão é cobrir comic cons! Estar junto com os fãs do que também amamos e chorar junto, ver painéis, curtir os cosplays! Somos apaixonados demais!! 

Internacionalmente já cobrimos a San Diego Comic Con e a NY Comic Con! Temos a meta pessoal e profissional de cobrir mais comic cons pelo mundo e de visitar sets de filmes e séries que amamos! Essas experiências mudam as vidas de todo fã!

Aliás, cobrir eventos e poder ver outros pontos do nosso trabalho, encontrar a nossa comunidade, ver as marcas e ativações de pertinho, ser fã e profissional ao mesmo tempo, é uma paixão bem grande aqui! 

Cris e Panda afirmam que não são mais "abocanhados por algorítimo"
Cris e Panda afirmam que não são mais "abocanhados por algorítimo"
Foto: Arquivo pessoal

Como fazem para estar antenados nos lançamentos e sucessos na TV?

Coxinha Nerd: A gente faz um supercronograma do que sabemos que vai rolar e vamos acompanhando em agenda mesmo. Mas somos surpreendidos o tempo todo com anúncios e novos conteúdos! A galera nos ajuda demais também, mandando informações e colaborando com "pedidos de coberturas". Isso nos faz ter um termômetro do que nossa comunidade está engajando mais e curtindo como fãs.

Depois da pandemia, deixamos um pouquinho de lado a fissura por estar em dia com tudo e voltamos aos primórdios: damos play, curtimos a trajetória, dividimos com a galera... e depois vamos para outro play.

Dizemos que estamos levando nosso ritmo de trabalho hoje como "hippies virtuais", hahahaha. Não somos mais abocanhados pelo algoritmo. Seguimos nosso ritmo, nossa comunidade tá super com a gente nessa, e vamos sendo felizes com plays e leituras todos os dias, juntos. Não precisamos surfar em todos os hypes. Essa necessidade adoece.

Algum post de vocês já gerou polêmica entre seguidores? 

Coxinha Nerd: Nunca estivemos envolvidos em nada ruim, ainda bem. Mas eu fiz um vídeo uma vez sobre a cultura do cancelamento que foi supercomentado. Falei sobre essa necessidade de linchamento em praça pública. 

O vídeo chegou na produção do programa da Ana Paula Padrão e ela me convidou para um debate ao vivo. Foi incrível falar com outras pessoas sobre isso, influenciadores que foram inclusive cancelados. 

Essa mania de julgar o outro e "tentar deletar a existência de alguém virtualmente" é insano. Parece que voltamos para a Idade Média.

Em um segmento bastante explorado na internet, como encontrar o diferencial?

Coxinha Nerd: Olha, a gente sabe que na internet existe a máxima "escolha seu nicho e invista nisso". Mas nunca acreditamos muito nesse conceito. Tanto que, em dezembro de 2022, iniciamos a mudança do nosso "nome público" para "Cris e Panda". Porque somos pessoas de verdade.

Assistimos a filmes no cinema toda semana, lemos muitos livros, continuamos nerds, maratonamos séries, mas também comemos, viajamos, planejamos nosso futuro, escolhemos roupas e cosméticos... enfrentamos a vida da mesma forma que nossos seguidores. 

Quem se limita, limita sua própria comunidade. E não queremos ser responsáveis por uma comunidade limitante. Queremos ouvir diferentes ideias e opiniões, queremos testar formatos e conteúdos novos... Isso nos faz feliz. 

Se eu fosse dar uma dica para essa sua pergunta, seria: "Seja fiel a você. Essa é a melhor forma de encontrar seu diferencial na internet. Afinal, ninguém tem seu DNA. Não existe outro de você no mundo. Esse é seu trunfo na vida."

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade