PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Como desbloquear um celular com senha: passo a passo

Esqueceu a senha do seu smartphone? Aprenda como desbloquear celulares Android e iOS. Tutorial completo e dicas de segurança

22 mar 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Desbloquear o smartphone sem a senha pode parecer uma missão bastante complexa
Desbloquear o smartphone sem a senha pode parecer uma missão bastante complexa
Foto: Daria Nepriakhina 🇺🇦 / Unsplash

Na nossa rotina digital somos exigidos a criar senhas para tudo. E não raro as esquecemos. Nas redes sociais, e-mails e contas em sites e plataformas precisamos pensar em complicadas palavras-chave com muitos números, letras e caracteres especiais. Mas outro igualmente comum o esquecimento do código para desbloquear a tela do celular.

Tal senha é o instrumento que dá acesso a quase todas as plataformas e aplicativos para comunicação e trabalho. 

Desbloquear o smartphone neste caso pode parecer uma missão bastante complexa, principalmente quando o intuito é dificultar esse macete para coibir furtos e roubos dos aparelhos. 

Entretanto, se seguir um passo a passo como os que ensinamos abaixo, é possível desbloquear o celular Android ou iOS mesmo se tiver esquecido a senha para o login.

É possível desbloquear um celular com senha?

Os celulares têm um limite de tentativas de desbloqueio antes de serem bloqueados permanentemente. 

Geralmente, a combinação pode ser errada por até cinco vezes antes de o dispositivo impossibilitar o acesso de forma mais “fácil”. 

Quando isso ocorrer, deverá aparecer uma mensagem no canto inferior da tela pedindo o login e senha do Google, no caso de Android, para recuperar o acesso ao aparelho sem perder seus dados.

Em iPhones o limite de erros também é de cinco tentativas; a partir da sexta tentativa o aparelho exigirá um tempo de espera de um, cinco ou 15 minutos para tentar novamente. 

Se você não conseguiu desbloquear seu iPhone na décima tentativa, não haverá novas tentativas. O aparelho exibirá "iPhone está desativado, conecte-se ao iTunes". Você terá que testar outras formas para o problema.

No caso de exceder o limite de tentativas, não se desespere! Este passo a passo pode te ajudar a solucionar o problema. Confira! 

Recuperar senha do celular Android

O processo para desbloquear seu celular Android pode variar de acordo com o modelo do celular e a versão do Android. Mas, o procedimento pode ser feito pelo recurso Find My Mobile da Samsung, com a conta Google ou resetando o dispositivo. 

Pela plataforma Find My Mobile é possível desbloquear remotamente os celulares e está disponível para quem tem um aparelho da linha Galaxy da Samsung. 

Usuários com smartphones de outros fabricantes com Android 4.4 ou tecnologia anterior podem solicitar a mudança de senha. E, em último caso, será necessário formatar o aparelho.

Desbloquear celular Android pode variar de acordo com o modelo do celular
Desbloquear celular Android pode variar de acordo com o modelo do celular
Foto: Ilias Chebbi / Unsplash

Como desbloquear celulares Android

Find My Mobile

O desbloqueio de aparelhos Samsung podem ser feitos pelo link Find my Mobile sem precisar restaurar todos os dados. Vale ressaltar que é necessário que o usuário tenha criado anteriormente uma conta Samsung. 

  • Acesse o link findmymobile.samsung.com/, insira o login e senha da Samsung Account e clique em "Entrar";
  • O site mostrará, no menu ao lado esquerdo da tela, todos os dispositivos conectados a sua conta Samsung, selecione o modelo que está usando atualmente;
  • No menu ao lado direito da tela, toque em "Desbloquear"; o site mostrará um aviso sobre a exclusão de todas as informações de bloqueio de tela, para continuar aperte "Desbloquear" novamente;
  • Abrirá uma nova janela de login do Samsung Account, insira sua senha e clique em "Avançar" para validar seu acesso. Pronto, o celular será desbloqueado.

Este processo remove o seu PIN anterior; com isso, deve-se criar uma nova senha. 

Android 4.4 e outros modelos

Um smartphone com Android 4.4 ou com tecnologia anterior, das fabricantes Motorola, LG e Multilaser, pode ter sua senha recuperada pelo serviço do Google chamado “Esqueci o padrão" ou "Esqueci minha senha".

A mensagem aparecerá na tela após cinco tentativas de desbloqueio; então o recomendado é tocar na tela e inserir o login e senha do Google para recuperar o acesso ao aparelho.

Não conseguiu com as alternativas acima?

Em último caso, a solução é redefinir o seu celular. O processo funciona para todos os celulares Android, incluindo Xiaomi e Motorola. Entretanto, essa opção apagará todas as informações do aparelho como fotos e aplicativos.

Você pode fazer este processo pelo desktop ou por outro celular, basta ter a conta Google usada para baixar apps na Play Store, acessar o Gmail, entre outras coisas. 

  • Acesse o link google.com/android/find e faça o login com seu e-mail e senha da conta Google;
  • Selecione "Limpar dispositivo "no menu lateral esquerdo — após inicialização, você poderá acessar o celular sem senha;
  • Caso tenha algum problema pelo Google, você pode formatar o smartphone usando o modo de recuperação de aparelhos Android.
Sistema iOS também permite o desbloqueio da tela do iPhone
Sistema iOS também permite o desbloqueio da tela do iPhone
Foto: Jason Goodman / Unsplash

Recuperar senha do iPhone

Esqueceu a senha do seu iPhone e tentou por diversas vezes até ter o dispositivo bloqueado? O sistema iOS também permite o desbloqueio da tela.

Primeiramente, será necessário o uso de um computador para colocar o iPhone no modo de recuperação. 

“O modo de recuperação permite apagar o dispositivo, possibilitando a reconfiguração do iPhone. Se você fez backup do iPhone, poderá restaurar os dados e ajustes depois de apagar o dispositivo. Se você não fez backup do iPhone, pode configurá-lo como um novo dispositivo e baixar todos os dados que estão armazenados no iCloud”, orienta a Apple em seu site oficial. 

Como desbloquear iPhone

  • Se você estiver usando um PC, verifique se tem o Windows 10 ou posterior e se o iTunes está instalado. Você também precisará do cabo que veio com o iPhone ou de outro cabo compatível para conectar o dispositivo ao computador;
  • Desconecte o iPhone do computador caso esteja conectado;
  • Desligue o iPhone;
  • Em seguida, é preciso pressionar um botão até ver a tela do modo de recuperação no iPhone. Em seguida, você poderá soltar o botão. 
  • O botão a ser pressionado depende do modelo de iPhone, e pode variar entre o botão do volume, o botão de liga e desliga no topo do aparelho ou na lateral. Esta indicação pode ser confirmada pelo site da Apple;
  • Mantenha pressionado o botão correto do iPhone enquanto conecta imediatamente o iPhone ao computador. Não solte o botão;
  • Mantenha pressionado o botão até ver a tela do modo de recuperação no iPhone. Em seguida, você poderá soltar o botão;

Últimas etapas para desbloquear o iPhone

  • Se a tela do código aparecer novamente, você precisará desligar o iPhone e começar o processo novamente;
  • Encontre o iPhone no Finder ou no iTunes no computador ao qual o dispositivo está conectado;
  • Selecione Restaurar quando aparecerem as opções Restaurar ou Atualizar;
  • Em seguida, o computador irá baixar o software no iPhone e iniciar o processo de restauração. Se o download demorar mais de 15 minutos e o dispositivo sair da tela do modo de recuperação, deixe o download terminar, desligue o iPhone e comece de novo;
  • Após a conclusão do processo, desconecte o dispositivo do computador, configure e use o iPhone. 

Se você não tiver um computador e não tiver como pegar um emprestado, a Apple sugere que o usuário se dirija até uma Apple Store ou um Centro de Serviço Autorizado Apple (AASP) para obter ajuda. 

Dicas de segurança para smartphone

Como citado acima, os métodos de desbloqueio de smartphones, após ter a senha esquecida, englobam a recuperação por meio de contas adicionais. Isso dificulta o acesso aos dados do celular se ele for furtado.

Porém, vale lembrar que esquecer a senha sempre gera um transtorno. Para evitar essa situação, é importante incluir outros meios de acesso.

Opções mais seguras e avançadas para desbloqueio de tela incluem reconhecimento facial, leitura de íris e cadastro da impressão digital

As senhas mais longas, com letras e números, também são mais eficazes em termos de segurança do que o padrão de desenho para desbloquear a tela.

Para evitar o transtorno de esquecer a senha, você pode utilizar o bom e velho método de anotá-la em uma agenda pessoal, de forma discreta, ou seja, sem mencionar “senha do celular” acima da combinação.

Compartilhar a senha com um familiar de sua confiança também pode ser uma alternativa, no caso do dono do celular esquecê-la. No entanto, muitos especialistas em segurança não recomendam essa dica, pois o smartphone é um aparelho de uso pessoal e dividir essa senha pode resultar em casos de invasão de privacidade.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade