PUBLICIDADE

Cometa 12P/Pons-Brooks passa por explosão solar em vídeo da NASA

Observatório solar da NASA flagrou o cometa 12P/Pons-Brooks atravessando uma ejeção de massa coronal, explosão de partículas de plasma do Sol

19 abr 2024 - 17h54
(atualizado em 20/4/2024 às 13h57)
Compartilhar
Exibir comentários

O observatório STEREO-A, da NASA, está de olho no cometa 12P/Pons-Brooks conforme segue ao periélio, nome dado ao ponto mais perto do Sol em sua órbita. Enquanto isso, a sonda flagrou o cometa passando por Júpiter no momento em que uma ejeção de massa coronal aconteceu, liberando plasma e campos magnéticos do nosso astro. 

Foto: NASA/GSFC/SDO / Canaltech

As câmeras do observatório registraram o evento, e as imagens obtidas foram compiladas em um vídeo. Se você observar bem, vai perceber que há uma estrutura na cauda do cometa 12P/Pons-Brooks (ou só 12P, se preferir) que lembra uma dobra. 

Ela foi criada pelo chamado evento de desconexão causado pelas partículas do vento solar. Eventos do tipo podem causar mudanças ainda maiores na cauda dos cometas — dependendo da intensidade, podem acabar rompendo totalmente esta estrutura. 

No domingo (21), o 12P vai realizar sua aproximação máxima do Sol, ficando a cerca de 116,8 milhões de quilômetros do astro. A distância é equivalente a menos da metade da distância entre a Terra e a estrela. 

O objeto também é conhecido popularmente como

Cometa do Diabo

devido à aparência do seu coma, o envelope gasoso que cerca o núcleo. Após algumas explosões no ano passado, o cometa ficou com formato alongado e dividido — que, para alguns, lembrava a estrutura de chifres. 

Não se sabe ainda o porquê das explosões, mas uma possibilidade é que o 12P seja um dos poucos cometas conhecidos com vulcões gelados ativos. Vulcões do tipo liberam uma mistura de hidrocarbonetos e gases, que escapam quando o calor da luz solar abre uma fissura no núcleo do cometa.

Fonte: Spaceweather

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade