Observação obrigatória: cometa recém-descoberto se aproxima do nosso planeta
Nomeado C/2025 A6 (Lemmon), cometa vai se aproximar da Terra com brilho raro
Um novo cometa descoberto no início do ano está a caminho do Sol e deve chegar pertinho da Terra no próximo mês. Batizado de C/2025 A6 (Lemmon), o astro poderá ser visto apenas com binóculos e telescópios. No entanto, na medida que o cometa se aproxima da Terra, a expectativa é que ele fique ainda mais brilhante e possa ser visto até mesmo a olho nu, especialmente em locais com o céu escuro e limpo. A seguir, saiba mais sobre esse cometa que deve se tornar um dos destaques do calendário astronômico de 2025.
C/2025 A6 (Lemmon): saiba mais sobre novo cometa
O cometa Lemmon foi avistado este ano, no dia 3 de janeiro, pelo astrônomo David Fuls, do Catalina Sky Survey (CSS), um projeto ligado à Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, que se dedica a buscar objetos próximos à Terra. A descoberta aconteceu através de um telescópio instalado no Observatório Mount Lemmon, localizado em Tucson, também nos Estados Unidos.
Esse tipo de pesquisa é voltado para a detecção de objetos próximos da Terra (NEOs), como asteroides e cometas. Embora a maioria das descobertas sejam de asteroides, o Lemmon chamou atenção por apresentar características típicas de um cometa, como a presença de coma e cauda.
Nome difícil? Entenda por que cometa é chamado assim
C/2025 A6 (Lemmon) não é um nome nada fácil de pronunciar. Mas não pense que a escolha complicada foi proposital: o nome do cometasegue um padrão oficial definido pela União Astronômica Internacional (IAU). A seguir, ...
Matérias relacionadas
A relação entre sono e Alzheimer em uma ação "simples": o nosso cérebro também precisa se limpar