O céu não é o limite | Explosão solar, eclipse solar, água em Marte e mais

Confira as principais notícias do espaço da semana 1° a 7 de outubro de 2022 e fique por dentro de tudo o que mais importa no universo da astronomia!

8 out 2022 - 22h01
(atualizado em 10/10/2022 às 09h25)

Marte foi um dos principais destaques do noticiário espacial da última semana. Cientistas anunciaram a descoberta de água líquida sob a calota de gelo no polo sul do Planeta Vermelho, o que pode significar atividade geotérmica, e um objeto misterioso no "pé" do helicóptero Ingenuity. O que será esse objeto?

Confira abaixo essas e outras grandes notícias astronômicas dos últimos dias!

Explosão solar causa blecaute de rádio nos EUA

Foto: NASA/SDO/Bill Ingalls/JPL/Malin Space Science Systems / Canaltech

Uma grande explosão solar liberou radiação eletromagnética em direção ao nosso planeta, causando blecautes de rádio em todos o território dos Estados Unidos, provavelmente afetando as equipes de resgate e emergência que atendia a população após passagem do furacão Ian no país.

O blecaute foi classificado com R3, de forte intensidade, enquanto a explosão foi de intensidade X1 (a mais fraca dentro da categoria das mais fortes). Uma segunda explosão solar mais leve causou um novo blecaute de rádio a oeste do oceano Pacífico e na Austrália.

Veremos o eclipse solar de outubro no Brasil?

A resposta curta é: não, os habitantes do Brasil não poderão observar o eclipse solar parcial de outubro. Apenas aqueles no hemisfério Norte, mais especificamente o norte da África, Ásia, Europa, Rússia e o Polo Norte, poderão ver o fenômeno.

O eclipse ocorrerá no dia 25 de outubro e você pode acompanhar em transmissões ao vivo. Uma delas será feita pelo The Virtual Telescope Project. A live começa a partir das 6h da manhã (horário de Brasília).

Água líquida sob gelo no polo sul marciano

Novas evidências de água líquida sob a calota de gelo no polo sul de Marte foram encontradas. Isso significa que o Planeta Vermelho deve ser geotermicamente ativo devido às atividades do magma em um período relativamente recente na subsuperfície marciana.

Essas atividades podem ter aumentado o aquecimento geotérmico necessário para manter a água no estado líquido. A região "suspeita" de conter água líquida se estende entre 10 a 15 km, em forma semelhante àquela encontrada no gelo que cobre lagos subglaciais na Terra.

Ingenuity voou com objeto estranho em seu "pé"

Durante seu 33º voo pela atmosfera de Marte, o helicóptero Ingenuity levou um objeto esquisito em seu "pé", e sua câmera filmou tudo. Segundo a NASA, isso não afetou o voo, mas o objeto não estava ali durante sua 32º decolagem.

Os cientistas ainda não sabem a natureza do objeto, mas ele permaneceu no pé do helicóptero até metade da viagem. Depois, a "coisa" caiu e desceu à superfície marciana.

Exoplanetas "gêmeos" da Terra podem ser muito raros

Usando modelos planetários para entender a relação entre a água no manto dos planetas e a atividade de massa continental por meio das placas tectônicas, cientistas estimaram que apenas 1% dos planetas terrestres seria realmente semelhante ao nosso.

A proporção de solo para mar na Terra é bastante equilibrada, mas, em outros mundos, a temperatura do interior desses planetas pode mudar bastante essa equação para torná-los mais aquáticos ou mais secos.

A Lua pode ter se formado muito rápido após colisão com Theia

A ideia mais aceita pelos cientistas é que a Lua surgiu a partir dos detritos ejetados durante colisão de um planeta do tamanho de Marte (Theia) com a Terra. Mas não há um consenso sobre os processos que levaram esses detritos a se unirem. Um novo estudo, no entanto, concluiu que a formação da Lua levou apenas algumas horas após o impacto.

Para entender o que realmente aconteceu na formação da Lua, foram feitas muitas simulações em baixa resolução do impacto, com variações de ângulo, velocidade, massa e rotação dos corpos celestes. Mas, para uma resposta mais acurada, os pesquisadores fizeram uma simulação em alta resolução e concluíram que o processo deve ter levado apenas algumas horas.

NASA adia lançamento da Artemis I para novembro

A missão Artemis I, que seria lançada no início de outubro, foi adiada para algum dia entre 12 e 27 de novembro. O motivo: a passagem do furacão Ian pela Flórida. Agora, os engenheiros vão analisar o foguete e a cápsula para deixar tudo em ordem na próxima tentativa de lançar a missão.