PUBLICIDADE

Starship: foguete espacial da SpaceX pode voar nesta semana

O próximo teste de voo do Starship pode acontecer em alguns dias — contanto que a SpaceX receba as aprovações regulatórias necessárias

14 nov 2023 - 14h04
(atualizado às 17h58)
Compartilhar
Exibir comentários

O novo teste de voo do foguete Starship, da SpaceX, pode acontecer nesta sexta-feira (17), ainda sem horário definido. Mas, para isso, são necessárias aprovações da Administração Federal de Aviação e outras agências reguladoras nos Estados Unidos.

Foto: SpaceX / Canaltech

A possível data para o próximo teste de voo foi anunciada pela empresa em uma publicação no X, antes chamado de Twitter. "O Starship está em preparação para lançamento em 17 de novembro, enquanto aguardamos aprovações regulatórias finais", escreveram. "Supondo a aprovação regulatória", acrescentou Elon Musk, CEO da SpaceX.

O novo teste deve ser semelhante àquele feito em abril, que terminou na explosão dos protótipos usados. Desta vez. propulsor Super Heavy e o foguete Starship também devem ser lançados juntos e, se tudo correr bem, o foguete deve pousar perto do litoral do Havaí. O esperado é que o Super Heavy pouse no Golfo do México.

A SpaceX vem trabalhando em algumas mudanças no veículo em preparação para o próximo teste de voo. Uma delas é o processo de separação dos estágios: agora, o estágio superior Starship vai acionar seus motores enquanto se mantém conectado ao Super Heavy.

Como de costume, a SpaceX vai transmitir online a missão cerca de 30 minutos antes do seu início. Para acompanhar, é só acessar o site da empresa ou conferir a live em seu perfil no X.

O foguete Starship

O foguete Starship e seu propulsor Super Heavy formam o sistema de lançamentos mais alto do mundo, chegando a 121 metros de altura — para comparação, considere o foguete Saturn V, da NASA, que chegava a 110 m de altura.

A SpaceX quer usar o Starship para objetivos variados, como missões no espaço profundo, uma viagem turística ao redor da Lua e até para levar pessoas a Marte. Entretanto, antes de colocar tais planos em prática, a empresa precisa primeiro mostrar que o Starship está pronto para realizar voos orbitais. Por isso, a SpaceX vem fazendo testes de voo com o sistema.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade